#

Médico pneumologista esclarece dúvidas sobre a vacina para a Covid-19

Em entrevista ao site Notícias do Dia, o pneumologista filiado ao SIMESC ,Fabiano Luís Schwingel, um dos primeiros médicos a tomar a vacina na cidade de Joinville, esclareceu dúvidas sobre o imunizante.

Leia abaixo:

 

Dúvidas sobre a vacina da Covid-19? Veja o que diz especialista

Médico, que foi um dos primeiros a tomar a vacina em Joinville, explica sobre quem pode e não pode fazer a imunização contra a doença

Posso tomar a vacina? Ela é segura? Vou poder parar de usar máscara? Como sei se ela é eficaz?

Essas e outras dúvidas ainda surgem na cabeça de dezenas de pessoas a respeito da vacinação da Covid-19. Em Joinville, as primeiras doses começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (19), após ato simbólico no Hospital São José.

Copeira do Hospital São José foi a primeira a ser imunizada contra a doença – Foto: Alfa Stofelli/NDTVCopeira do Hospital São José foi a primeira a ser imunizada contra a doença – Foto: Alfa Stofelli/NDTV
Apesar de, neste primeiro momento, a vacina ser restrita aos profissionais da saúde, que atuam no combate da doença, e idosos acima de 60 anos, que vivem em asilos e casas de repouso, muitas pessoas ainda questionam sobre quando poderão ser imunizados.

Por isso, o Grupo ND conversou com o médico pneumologista, Fabiano Schwingel – um dos primeiros a tomar a vacina na cidade – para tirar dúvidas sobre o imunizante.

Médico tira dúvidas sobre a eficácia da vacina contra Covid-19 – Foto: Adriano Mendes/NDTVMédico tira dúvidas sobre a eficácia da vacina contra Covid-19 – Foto: Adriano Mendes/NDTV

Confira:

Grupo ND: Muitas pessoas ainda tem medo de tomar a vacina. Por isso queria saber: o que pode ocasionar a vacina? Existe a possibilidade de ela não ter eficácia?

Dr. Fabiano: Na verdade, a maior dúvida foi criada através de opiniões de pessoas do alto escalão em relação a eficácia da vacina. Mas, no meio médico, estávamos esperando a análise dos papers e críticos para saber se ela era eficaz ou não. E há evidência em relação a diminuição de 50%. Quer dizer que 50% não vai nem sentir que a doença existiu, mesmo tendo contato com ela. Isso possibilita que a gente tenha uma proteção muito significativa. Imagina, a pressão atual do sistema de saúde 50% menor. Isso é muito significativo.

Nenhuma vacina vai dizer para ti que você não vai estar em contato com o vírus. Isso é impossível. Você vai continuar tendo contato. Mas você vai estar protegido de desenvolver doenças mais graves e isso, na verdade, vai ter um impacto gigante.

Eu tomei a vacina e não tive nenhum tipo de reação. Nem a dor da picada eu senti. Não tive dor de cabeça, febre ou diarreia, então, realmente os sintomas são inexistentes no meu caso. E os estudos já mostraram isso, que até 7, 14 dias após a aplicação da vacina, ela é realmente muito segura.

Fabiano Luís Schwingel é pneumologista e trabalha no HMSJ há 18 anos. Integra a equipe médica de cuidados aos pacientes com Covid-19 – Foto: Alfa Stofelli/NDTVFabiano Luís Schwingel é pneumologista e trabalha no HMSJ há 18 anos. Integra a equipe médica de cuidados aos pacientes com Covid-19 – Foto: Alfa Stofelli/NDTV

Uma dúvida muito recorrente é: se eu já peguei Covid-19, posso tomar a vacina? 

Pode tomar. A recomendação que saiu foi esperar quatro semanas após a infecção. Assim como se tem quadro febril agudo no momento da vacina ou nos dias que antecede, também não pode tomar vacina. Mas isso acontece geralmente para todos os imunizantes.

Este prazo é importante porque a imunidade vai ser acumulada, vai pegando seu sistema imune a cada exposição que você tem. Então, se você tem a primeira dose, você tem um padrão de imunização e um de resposta imunológica. Passando este período, tomando a segunda dose, de duas a quatro semanas após a primeira, você vai ser de novo exposto ao vírus e estará treinando seu sistema imunológico, como se fosse uma academia, para que ele se sinta fortificado para combater o vírus.

Tenho bronquite asmática, posso tomar a vacina? Tem alguma reação em pessoas hipertensas? 

Pode tomar de maneira normal. Existem algumas restrições em relação a alguns tipos de medicações, mas geralmente são específicos. Agora, bronquite, hipertensão, diabetes, são doenças que não tem nenhuma contraindicação, pelo contrário, a vacina tem que proteger os grupos que tem o maior risco, que são os que tem essas doenças.

Sou alérgica a alguns remédios. Posso tomar a vacina? 

Pode. Só se você tem alguma reação a algum componente que faz parte ao imunizante, dai não pode. Mas se você tem alergia a aspirina, amoxilina, pode se vacinar.

Pessoas com doenças autoimunes, como lúpus, podem tomar a vacina? 

Pode tomar a vacina. A única contraindicação é se você tem os glóbulos brancos muito baixos. Isso geralmente é com os pacientes oncológicos, principalmente no período de quimioterapia. Fora isso, pode tomar vacina sem problema nenhum.

Quem tem o vírus do HIV pode tomar?

Não só pode como deve. Como disse anteriormente, as pessoas mais expostas e mais graves são os fatores mais ligados a gravidade da Covid. Quanto menos doenças graves ela tiver, melhor. Então se a pessoa tem HIV deve ser vacinada com certeza.

Se a pessoa toma corticoide, ela pode tomar vacina?

Depende da dose da medicação. Não existe uma contraindicação absoluta. A pessoa pode procurar ser imunizada, mas o ideal, se a dose for muito alta, que ela seja diminuída antes da aplicação. Este um caso em que, antes de tomar a vacina, é importante que a pessoa procure um médico.

Se a pessoa faz tratamento oncológico, pode tomar a vacina?

A princípio sim, se não estiver na fase de quimioterapia, que é a fase onde há baixa nos glóbulos brancos. Algumas medicações para tratamento do câncer são testadas para tratamento das reações secundárias da Covid. Por isso a resposta é sim, se você não estiver em tratamento.

Sou cardíaca e crônica renal. Posso tomar vacina? 

Com certeza. Esse é o grupo de pessoas que mais tem complicações no hospital. Então é importante que eles se vacinem.

Para imunização, realmente é preciso as duas doses? Com quanto tempo ela imuniza? 

É preciso as duas doses. Uma dose alguns países estão testando para ver se conseguem aumentar a quantidade de pessoas vacinadas, já que não tem vacina para todo mundo. Mas realmente tem que tomar a segunda dose para que se tenha o efeito protetor de, no mínimo, seis meses.

Grávidas e pessoas que amamentam, podem tomar? Existe alguma restrição? 

Grávidas ainda não estão liberadas para tomar.

Quem não tem os sintomas, como saber se deve tomar a vacina? 

Não tem sintoma, vai tomar vacina.

Já existem estudos sobre o período em que ela faz efeito no organismo? 

Ainda não temos qual é o tempo de acompanhamento a longo prazo, este é o grande problema. A gente tem uma perspectiva de seis meses, com certeza. Mas de estimulação do sistema imunológico ainda não se tem resultado para afirmar.

Mas a ideia é de que sim, existe um período prolongado, até porque teve contato com o vírus antes e teve resposta imunológica e já atenua a segunda infecção. A resposta sobre o grau de proteção que ela vai dar, temos que esperar um pouco para saber o resultado.

Fabiano é um dos médicos que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 – Foto: Adriano Mendes/NDTVFabiano é um dos médicos que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 – Foto: Adriano Mendes/NDTV

Quem tem ou teve tuberculose, pode tomar ou tem alguma restrição? 

Nenhuma restrição. Tuberculose, doenças crônicas intestinais, AIDs, podem tomar a vacina.

Qual o tempo de efeito da vacina após a aplicação?

A vacina da Covid a gente tem, em uma dose só, a proteção razoável dela é de 90%, um pouco abaixo disso, e com a segunda dose ultrapassa os 90%. E se a gente conseguir vacinar ele perto da terceira, quarta semana [da primeira dose] o fator chega a 97%.

  •  

Então, entre duas e quatro semanas seria o período ideal para pessoa revacinar. E a princípio, quatro semanas, quando chega mais perto do final, parece que ela tem uma maior proteção. O que a gente espera é que ela seja prolongada. Ainda não se tem a resposta porque tem muitas coisas variando no ar, como novas mutações.

Diabéticos podem tomar? 

Com certeza.

Tem alguma doença em que não é indicado?

A única coisa que tem a restrição são aquelas pessoas que tem um período de incubação na área oncológica ou contraindicações em situações específicas.

Quem toma vacina, pode relaxar as medidas protetivas? 

Não pode. Mesmo vacinado, o vírus vai ter contato com a mucosa nasal, e a pessoa será um carregador. Ou seja, estará transmitindo o vírus. O organismo também vai ter contato com o vírus e, até ele matá-lo, demora um pouco.

Este ano ninguém vai tirar a máscara. Quem sabe em 2022, até porque não temos vacina para todo mundo neste momento.

Fonte: GRUPO ND

Foto: Adriano Mendes/NDTV


  •