#

COSEMESC aborda SAMU e situação da pandemia em SC

Na primeira reunião de 2021 do Cosemesc, os dirigentes médicos do Estado trataram sobre a elevação dos casos de Covid-19 em Santa Catarina, a vacinação e os problemas de estrutura e pessoal para atendimento da população na região Oeste. O encontro foi realizado com todas as medidas de segurança na sede do CRM-SC, na capital e contou com a participação de Cyro Soncini e Odi Oleiniscki, representando o SIMESC.

SAMU e os graves problemas enfrentados pelos médicos que atuam no Serviço também esteve na pauta. “Fizemos uma pesquisa com grande participação dos médicos, o que nos dá a clareza de que eles estão realmente angustiados e precisando do nosso apoio. Realizamos uma reunião com a SES sobre isso, mas com o agravamento da pandemia no Oeste, estamos com isso pendente para ser encaminhado”, destaca Cyro.

Sobre a pandemia, os dirigentes comentaram a respeito da cobertura vacinal aos médicos e profissionais de saúde. “Emitimos uma nota sobre o assunto, mas vamos ter que cobrar dos responsáveis a conclusão da vacinação de quem está na linha de frente, de quem está lidando com os pacientes”, destaca o presidente da ACM e coordenador do Cosemesc, Ademar Paes Jr.

De acordo com o presidente do CRM, Daniel Ortellado, os médicos estão inseguros quanto à vacinação. “Nos dá muitas vezes a impressão de que falta vacinar muita gente. E sabemos que falta, mas os dados nos deixam inseguros sobre essa realidade. Precisamos então, fazer valer o rigor de que se é para vacinar determinada categoria ou faixa etária da população, que isso seja realizado da maneira mais breve possível e que mais vacinas sejam entregues a SC”, apontou.

Para o presidente da Acamesc, Jorge Saab, “falta aos gestores atenção em cuidar de quem cuida. Vamos continuar insistindo e cobrando de que médicos e profissionais da saúde sejam imunizados o quanto antes”, apontou.

A próxima reunião do Cosemesc será no final de março. Uma convocação extraordinária pode ser realizada de acordo com a necessidade dos médicos que atuam em Santa Catarina. 


  •