#

Canoinhas: Médicos esclarecem dúvidas em telereunião com o SIMESC

Na noite desta quinta-feira (18/02) médicos do hospital Santa Cruz de Canoinhas participaram de telereunião com representantes do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC) em que puderam esclarecer dúvidas sobre a atuação na unidade de saúde.  

Desde janeiro a administração do hospital promoveu mudanças no modus operandi dos atendimentos e nas internações de pacientes naquela Unidade e questionamentos foram feitos ao Sindicato. Alguns médicos queixaram - se de pouco esclarecimento das novas regras em vigor, razão pela qual esta reunião foi marcada.

Os médicos presentes informaram que alguns ajustes foram feitos, permanecendo ainda outras questões a serem solucionadas. O consultor médico do hospital, Michael Ricardo Lang também participou do encontro e comentou sobre a reestruturação que a administração do hospital vem realizando. “A ideia é organizar o serviço para o hospital prestar uma melhor assistência técnica”.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, enfatizou que o diálogo com o Corpo Clínico e médicos contratados é sempre o melhor caminho. “Nossa experiência mostra que é importante se montar um cronograma de conversas com os médicos e valorizar o Corpo Clínico neste processo de ajustes”, sugeriu Cyro.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina do SIMESC, Odi José Oleiniscki, chamou a atenção para a necessidade do hospital  cumprir a resolução nº 195/2019 do Conselho Federal de Medicina e elaborar um regimento interno no hospital. “Este regimento trata inclusive sobre a representação do Corpo Clínico e é importante ficar atento a isto para que não haja sanções do Conselho futuramente”, alertou.

Jurídico

O Assessor Jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal, esclareceu dúvidas dos médicos sobre formas de contratação do hospital Santa Cruz, questões trabalhistas, remuneratórias e também sobre atendimentos na saúde suplementar. Colocou-se à disposição para interagir com todos os que tiverem interesse, pelos canais que o sindicato disponibiliza.

O diretor de Assuntos Jurídicos, Marcelo Rogelin, e a diretora Adjunta de Assuntos Jurídicos, Juliane Ferrari, reafirmaram esta disponibilidade “Nossa equipe de advogados está a postos para orientações no privado, caso haja demandas individuais. Se tiverem qualquer dúvida, nos acionem”, disse Marcelo Rogelin.

Para o presidente do SIMESC Regional Canoinhas, André Luiz de Carvalho, a telereunião foi uma ótima alternativa neste momento em que as viagens não estão sendo realizadas pelo Sindicato, tendo em vista a pandemia. “É um bom espaço para nos reunirmos para outras demandas. Agradeço os esclarecimentos da diretoria Executiva que tem uma visão global da realidade do médico e compartilhou um pouco desta experiência conosco”, declarou André.

O presidente do SIMESC reafirmou a importância dos médicos sentarem - se à mesa com os dirigentes hospitalares para encontrarem as melhores maneiras de habilitar o hospital a prestar a assistência que a comunidade espera. "O Sindicato poderá auxiliá-los nesta empreitada", finalizou.


  •