#

Centro de Estudos da Liga Catarinense de Combate ao Câncer será inaugurado no Dia Mundial da Saúde

A segurança do paciente em tratamento do câncer ganha um importante aliado: em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, será inaugurado o Centro de Estudos da Liga Catarinense de Combate ao Câncer – CELCC, junto à Clínica de Radioterapia São Sebastião. A nova estrutura integra ensino, assistência e gestão, com a meta maior de unir os avanços dos recursos tecnológicos com o atendimento integral e humanizado do paciente, desde o diagnóstico até o pós-tratamento. Numa grande ação para compartilhar conhecimentos – com todos os rigorosos cuidados na proteção de dados – o CELCC visa qualificar médicos e profissionais da saúde, beneficiando diretamente os pacientes e a população catarinense.

O Centro de Estudos também vai atuar em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, numa verdadeira interface junto à graduação, pós-graduação e mestrado, extensão e pesquisa. A iniciativa permite avanços e fortalecimentos dos cursos de saúde da instituição de ensino, de forma especial nas áreas de Radiologia e Enfermagem. Entre outras coisas, isso possibilita que trabalhos de conclusão de cursos sejam realizados dentro da Clínica de Radioterapia, com a validação submetida ao arbítrio de certificação nacional e internacional.   

O presidente do CELCC e da São Sebastião, radioterapeuta e oncologista Ernani Lange de S. Thiago, destaca a importância do trabalho já em andamento. “É preciso acompanhar permanentemente a evolução veloz do conhecimento na medicina e no tratamento dos pacientes. Certamente um centro de estudos é um dos mais valiosos instrumentos para alcançar esse objetivo”. 

Responsável pela coordenação do CELCC, a enfermeira Lara Vandresen ressalta que a nova estrutura vai permitir a comunicação integrada e em tempo real com os médicos e profissionais da saúde que fazem a assistência no tratamento do câncer. “Vamos utilizar as mais modernas ferramentas digitais para unir todas as faces do grande trabalho em defesa dos pacientes, com acolhimento e ainda maior qualidade”.


  •