#

COSEMESC participa de encontro com Secretária de Saúde

Na terça-feira, 4 de maio, a secretária de Saúde, Carmen Zanotto, recebeu o coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) e presidente Associação Catarinense de Medicina(ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, o presidente do  Conselho Regional de Medicina(CRM-SC), Daniel Knabben Ortellado,  em audiência para falar sobre a nova etapa da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O Estado está finalizando a aplicação da vacina entre os maiores de 60 anos (primeira dose) e a partir dos próximos dias iniciará o processo de imunização das pessoas com comorbidades.

Destacando a importância das representações médicas, a secretária pediu a colaboração no sentido de solicitar para que os profissionais orientem adequadamente os pacientes e forneçam os atestados aos que têm direito a participar do novo momento da imunização. Da mesma forma, pediu auxílio às entidades para que informem aos profissionais da medicina que estão asseguradas doses da vacinação a todos os colaboradores de suas clínicas, que devem procurar os pontos de imunização o mais breve possível, também munidos de documentação com o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) de cada unidade de atendimento.

Os dirigentes do COSEMESC apresentaram várias sugestões para garantir agilidade e segurança na nova fase da vacinação, como o uso da telemedicina, para as orientações e o preenchimento dos atestados de comorbidades, assim como formas de verificação dos atestados, antes do local da aplicação da vacina.

Por fim, o presidente da ACM foi convidado pela secretária para coordenar ação de coleta de dados junto aos planos de saúde em atividade em Santa Catarina, para integrar às informações da rede pública, o que resultará num completo banco de dados dos serviços de assistência à saúde na pandemia, inclusive no controle da vacinação.

O encontro na Secretaria também teve a presença da chefe de gabinete da secretária, Cristina Machado Pires, o infectologista Fábio Gaudenzi, o promotor Douglas Roberto Martins (por vídeo), que é coordenador do Centro de Apoio Operacional da Área da Cidadania do Ministério Público SC, assim como o presidente e a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Daisson José Trevisol (por vídeo) e Sinara Simioni.


  •