#

Respeito ao médico e à autonomia médica!

Ouça o Momento SIMESC AQUI.

O SIMESC manifesta apoio aos médicos que participam da CPI da Pandemia, no Senado Federal, com veemente repúdio ao desrespeito à autonomia médica e à Medicina enquanto ciência.

Observamos nos colegas disposição em contribuir com a comissão no Senado de acordo com sua visão profissional, construída em anos de estudo e dedicação à Medicina. O que não observamos é respeito aos depoentes médicos por parte de alguns senadores, que se tomam de posicionamento político para atacar ou defender quem está sendo questionado.

O desrespeito ou a ordenação de como devem atuar os médicos não é aceito em espaços alheios à nossa regulamentação profissional. Como aceitar que uma comissão que deveria debater os fatos e não o posicionamento político aconselhe como o médico pode atuar ou macule a imagem dos colegas?

A Ciência Médica deve ser a base no tratamento aos nossos pacientes. Enfrentamos uma pandemia e o que precisamos é incansavelmente, continuar nossa dedicação em busca da cura e do tratamento adequado, de qualidade e com insumos e equipamentos aos nossos pacientes, que como sabemos, estão amedrontados frente ao desconhecido.

Os médicos estão cansados, esgotados e não precisam de mais um desgaste que busca tão e somente, incentivar um debate político que em nada apazigua ou arrefece a condição da pandemia em nosso País.

Quantos mortos ainda teremos até que o debate sobre a pandemia do Coronavírus atinja o foco principal, que é banir a doença do nosso convívio? Quantos colegas médicos perderão a vida, serão afastados de suas atividades por estafa, viverão longe de suas famílias enquanto o debate gira somente em torno da política de esquerda e de direita?

Nós, cidadãos brasileiros, somos melhores do que brigas políticas. Unidos e com respeito, teremos condições de superar esse momento desafiador e desgastante.

Respeito aos médicos. É o mínimo que se espera para quem até outro dia, recebia desses políticos que hoje julgam nossa competência profissional, o título de HERÓI.

A Medicina é uma profissão exemplar e aqueles que a abraçam são merecedores de aplausos e boas graças!

A Diretoria


  •