#

Secretário da Saúde vai se reunir com médicos dia 29 de junho

Nos próximos meses a pandemia de Coronavírus deverá enfrentar um novo agravamento no número de casos, trazendo novas dificuldades na ocupação de leitos de UTI, assim como a carência de medicamentos e de insumos. A previsão é do secretário do Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que pediu ajuda das representações médicas para orientar a população e os profissionais da medicina sobre o cenário que está por vir, neste mês de junho. O anúncio foi feito em audiência na tarde de segunda-feira (07/06), junto aos dirigentes do COSEMESC, que diante do desafio decidiram agendar, para a noite de 29 de junho, uma vídeo-reunião aberta a médicos de todo o Estado. A meta é promover um grande e necessário debate sobre os atuais desafios da Covid-19, que se somam ao tratamento das doenças de inverno, pelo menos até os meses de agosto e setembro.        

 

O presidente da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Ademar José de Oliveira Paes Junior, atual coordenador do COSEMESC, destacou que as entidades médicas são porta-vozes dos profissionais do setor, que precisam manter a porta aberta para o diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesse sentido, o encontro também definiu que haverá uma agenda mensal fixa de reuniões entre o Conselho Superior e o secretário, para uma contínua discussão das demandas, com trocas de informações e a soma de esforços em benefício da saúde dos catarinenses. Ainda fizeram parte da pauta o essencial regramento para os momentos de exceção em saúde, a situação do SAMU, o andamento do projeto do novo complexo hospitalar, o financiamento da assistência pública, o senso para o conhecimento da rede de atendimento de emergência, regionalização de acessos, vacinação contra a Covid-19 e outros importantes temas.  

 

Além do secretário e do coordenador do COSEMESC, participaram do encontro presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado, o presidente da Acamesc, Jorge Abi Saab Neto, o presidente e o vice do SIMESC, Cyro Soncini e Leopoldo Back.

 

Fonte: LENA OBST / ACM


  •