#

Formandos da Univali são apresentados ao SIMESC

Os estudantes da 12ª fase de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) puderam conhecer um pouco sobre as atividades e serviços oferecidos pelo SIMESC em reunião on-line, realizada nesta segunda-feira (28/06).

A Assessora Jurídica, Vanessa Lisboa, destacou que a equipe de advogados do SIMESC atua há 15 anos focada na defesa médica e ao ressaltar o aumento de processos contra os profissionais médicos orientou sobre a necessidade da profilaxia. “Estamos sempre atualizados sobre as novas resoluções do Conselho, legislação, e tudo o que envolve a defesa do médico. Todas as tardes um advogado está à disposição do filiado na sede do Sindicato para atendimento presencial ou remoto, além do telefone de plantão 24 horas para orientações emergenciais e vocês podem contar com este serviço”.

O Assessor Jurídico Trabalhista, Alberto Gonçalves de Souza Júnior, acrescentou que o médico, independente da área de atuação, exercerá uma relação de trabalho seja em clínica, hospital público ou privado, ou como pessoa particular e que precisa estar atento para não ter prejuízos futuros. Sugeriu que antes de assinar ou fazer qualquer contrato trabalhista, que o filiado consulte a Assessoria Jurídica do SIMESC para avaliação. “O médico deve se desenvencilhar de assuntos burocráticos e passar a demanda para profissionais competentes para desta forma ter tempo para desenvolver outras atividades ligadas à sua área de atuação. Contem conosco para este trabalho”, comentou advogado.

A jornalista Camila Spolti chamou a atenção para os cuidados com as redes sociais e com as normas de publicidade e propaganda do Conselho Federal de Medicina. “Antes de fazerem um site, redes sociais, ou algum material publicitário consultem o Sindicato para receberem as orientações e evitarem transtornos futuros”.

O diretor de Comunicação e Imprensa do SIMESC, Mahmud Khalil, reforçou que o Sindicato é a entidade que defende os médicos e que a categoria precisa estar unida. “Infelizmente temos visto muita desunião da classe médica, mas precisamos estar juntos e o SIMESC para estar fortalecido e nos representar precisa de todos nós”.

O diretor Regional de Apoio ao Médico Pós-Graduando Regional Itajaí, Bruno Wensing Raimann, lembrou aos alunos a importância de terem a quem recorrer nos momentos de dúvidas, especialmente no início da carreira. “Desejamos que vocês trabalhem bem, trabalhem orientados e não tomem decisões ruim e se arrisquem no exercício profissional por falta de conhecimento. O Sindicato está apostos para ajudar sempre, aproveitem este serviço”.

O presidente do SIMESC Regional Itajaí, Mauro Cesar de Azevedo Machado, explicou que após o registro no CRM os alunos estarão filiados automaticamente por 90 dias ao Sindicato. “Depois deste período vocês devem avaliar se querem continuar com o apoio do SIMESC e eu sugiro que sim. O valor para a filiação é adequado para a realidade dos recém formados e certamente os ganhos serão muitos”.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, encerrou a reunião compartilhando sua experiência durante 15 anos julgando médicos como conselheiro do Conselho Regional de Medicina e alertou “ O médico denunciado terá no mínimo dois anos de trabalho em sua defesa e o desfecho pode ser grave. Vale muito mais a pena prevenir e vocês têm toda essa assessoria técnica capacitada do Sindicato para usufruir, aproveitem!”, afirmou o diretor.


  •