#

SIMESC lamenta falecimento do Sócio Vitalício Sérgio Luiz Francalacci

É com profundo pesar que o SIMESC comunica o falecimento do Sócio Vitalício Sérgio Luiz Francalacci, no dia 27 de julho, aos 87 anos, em Florianópolis. 

Natural de Tubarão, o médico foi pioneiro na implantação da Nefrologia em Santa Catarina. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1959, e realizou especialização no Hospital de Servidores do Estado do Rio de Janeiro.  

Em 1962, publicou o primeiro trabalho nacional sobre diálise peritoneal e foi incentivador de vários serviços na especialidade, como a terapia renal substitutiva e o tratamento de insuficiência renal crônica, em todo o Estado. Sérgio atuou como professor titular durante quase 30 anos, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi criador e chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Governador Celso Ramos e terminou suas atividades como médico no Hospital de Caridade. Praticante de esportes, foi também o criador do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube, sendo seu primeiro diretor. O nefrologista também foi membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), desde 1996.

Fiel ao SIMESC, Sérgio Luiz recebeu em setembro de 2012 o título de Sócio Vitalício, em virtude da confiança e lealdade que dedicou ao Sindicato por tantos anos. Aos familiares, colegas de profissão e amigos, o SIMESC deixa seu agradecimento pelos longos anos de fidelidade à Entidade e por todo o legado deixado à medicina catarinense.

Fonte: ACM


  •