Médicos do Hospital Regional do Oeste ( HRO), de Chapecó, em reunião on-line com a diretoria do SIMESC na noite do dia 16 de setembro, relataram descumprimento de contrato por parte da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, empresa administradora do hospital. O principal problema é o atraso no pagamento dos salários e da produção médica.
Segundo relatos, os médicos estão com a remuneração dos plantões em atraso há dois meses e da produção de procedimentos realizados desde abril, com notas emitidas em junho. Por conta disso muitos têm migrado para outras unidades de saúde da região, o que resulta na dificuldade no fechamento das escalas e na sobrecarga da equipe.
Em mãos com consulta feita junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o presidente do Simesc, Dr. Cyro Soncini, apresentou registro de adimplência da Secretaria referente aos repasses ao hospital e propôs que o Sindicato represente os médicos na busca de esclarecimentos e o cumprimento integral dos contratos firmados com aquela instituição. A proposta foi aprovada pelos presentes.
" Nós, médicos, não podemos ficar à mercê dos problemas das unidades de saúde, que tem gestores designados para enfrentá - los, e precisamos de boas condições de trabalho e do pagamento dos valores devidos de modo pontual. Vamos preparar o nosso documento ao Hospital Regional", disse ele.
" Antes de qualquer outra medida é necessário buscar os esclarecimentos junto ao hospital, visando recuperar verbas devidas e assegurar o efetivo cumprimento dos contratos", acrescentou o Assessor Jurídico do Simesc, Rodrigo Machado Leal.
Condições de Trabalho
O advogado orientou que os médicos solicitem as correções necessárias aos gestores e que registrem em papel todas as dificuldades encontradas para o exercício de sua profissão, o que se mostra muito importante em casos de situações adversas futuras. Alertou que para o desligamento do hospital também é necessário que o médico cumpra as cláusulas contratuais e que o serviço não pode ser deixado à revelia.
"O SIMESC disponibiliza o Plantão Jurídico 24h pelo telefone (48) 99621-8625 para situações emergenciais. Estamos à disposição para auxiliá-los. Contem conosco", destacou.