#

Formandos da Unoesc conhecem atividades do SIMESC

Os formandos de medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Joaçaba puderam na noite de quinta-feira (30/09), conhecerem um pouco sobre as atividades do SIMESC, por meio de reunião on-line com diretores e assessores da Entidade.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, enfatizou que a profissão médica é muito bonita, mas também perigosa e muitas vezes é necessário buscar soluções com outros profissionais. “Assim como nós, vocês tiveram seis anos de estudo constante focado na formação profissional, mas em relação ao mundo do trabalho não somos preparados na universidade e por isso a importância de contar com quem pode nos ajudar”, disse Cyro ao mencionar as assessorias jurídicas, contábil e de comunicação que o SIMESC disponibiliza aos filiados.

A Assessora Jurídica do SIMESC, Vanessa Lisboa, acrescentou que o estudante de medicina, durante o curso, está protegido dentro de uma “bolha”, mas no dia da formatura a “bolha” estoura para o mundo real do trabalho e é a partir deste momento que ter o respaldo do SIMESC faz a diferença. “Além da defesa médica, de direito coletivo e previdenciária, o Sindicato também disponibiliza um telefone ligado 24h para atender o médico e suas demandas”.

A Assessora de Comunicação, Camila Spolti Pereira, lembrou sobre a importância da boa comunicação e da prevenção. “As mídias sociais são ferramentas ótimas e devem ser usadas, mas com inteligência e respeitando as resoluções do Código de Ética Médica.  Se tiverem dúvidas ao fazerem uma postagem, consultem o SIMESC”.

A Assessora Contábil, Katiane Moro Silva, explicou como o serviço pode ser útil aos futuros médicos “O médico que se forma pode consultar o Sindicato para saber a melhor forma de contrato, dúvidas sobre abertura de consultório, fazer a Declaração Anual de Imposto de Renda, entre outros”.

 

SIMESC na prática

A secretaria do SIMESC Regional Joaçaba, Caroline Biazzollo Zancan, contou um pouco da sua experiência com o SIMESC durante os sete anos de formada. “Mesmo com uma certa bagagem aciono com frequência o plantão 24h quando ocorrem situações atípicas da profissão e que não são técnicas. Ter para quem ligar e amparar é muito importante. Não me vejo atuando hoje sem o SIMESC, pois é muito mais seguro”, explicou.

O presidente Regional Joaçaba, Jair José Gemeli, comentou que ingressou no Sindicato dos Médicos no início da carreira influenciado por um colega e sem grandes expectativas, mas acabou surpreendido. “Dois anos depois precisei da Assessoria Jurídica para uma situação na justiça e também no CRM que eu não tinha culpa. Se fosse pagar por um advogado teria sido mais caro do que tudo que já paguei do SIMESC na vida, e certamente sem a mesma eficiência. Não abro mão de ser filiado e ter o seguro médico e oriento o mesmo para quem está se formando”.

O diretor adjunto de Assuntos Jurídicos, Mahmud Khalil Zardeh, reforçou que o Sindicato é a entidade aliada do médico.  “O SIMESC atua tanto no individual como de forma coletiva. Tem esquipe especializada na defesa profissional e é onde me sinto mais bem representado”.

Quer saber mais sobre os benefícios que o SIMESC disponibiliza aos recém-formados? Acesse simesc.org.br ou siga nossas redes sociais e confira tudo o que um dos principais sindicatos de médicos do Brasil disponibiliza aos filiados.


  •