#

SIMESC reúne dirigentes na capital

Galeria de fotos AQUI.

 

Após dois anos, diretores do SIMESC, assessores e funcionários participaram nos dias 3 e 4 de dezembro de assembleias e reunião de diretoria plena, no hotel Majestic, em Florianópolis.

Na sexta-feira, em Assembleia Geral Ordinária, o secretário geral, Leopoldo Back, apresentou as atividades realizadas pelas assessorias jurídicas, previdenciária, contábil e de comunicação, além das ações das diretorias executivas e regionais. “Foram realizadas 24 reuniões de Diretoria Executiva presenciais e 6 on-lines, além de palestras on-lines, reuniões com o Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc), Federação Médica Brasileira (FMB), entre outros”, elencou Leopoldo.

A tesoureira geral do SIMESC, Anamar Lúcia Brancher, e a 1ª tesoureira Juliane Ferrari apresentaram o relatório da prestação de contas das atividades e a previsão orçamentária para 2022, assim como as contas das regionais.

“Me sinto honrada em fazer parte de um Sindicato transparente, principalmente na tesouraria. Todas as informações estão disponíveis em nosso site e a documentação comprovatória na sede para quem desejar analisar”, disse Anamar.

A 1ª tesoureira Juliane Ferrari salientou a necessidade de fazer o bom uso dos recursos financeiros. “Invistam bem o dinheiro do Sindicato em atividades em prol dos filiados de suas regionais”.

A assembleia acompanhou o parecer favorável do Conselho Fiscal votando pela aprovação das contas e previsão orçamentária.

Seguindo o estatuto do SIMESC, foram desligados os médicos que estavam há mais de 18 meses inadimplentes com o Sindicato.

O vice-presidente do SIMESC, Marcelo Rogelin, lembrou da importância do trabalho dos dirigentes sindicais para o crescimento da Entidade. “Para manter nossa estrutura é fundamental aumentar o número de filiados. Esse trabalho começa conosco, em conversar com os colegas que muitas vezes estão ao nosso lado e não têm dimensão do trabalho do SIMESC”.

 

Memorial

O SIMESC escolheu o encontro para lançar o Memorial Covid-19 e manter registrado o nome dos médicos que tombaram na batalha para a Covid-19. (Em breve mais informações)

Em seguida foi realizado jantar de confraternização que contou com uma homenagem do cantor Thomás Pessoa.

 

Assembleia Geral Extraordinária

Na manhã de sábado na Assembleia Geral Extraordinária, a diretoria aprovou a integração da médica Cristiane Bohme como tesoureira da Regional Araranguá.

 

Atividades sindicais

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, apresentou um planejamento para as atividades do SIMESC em 2022. Entre elas  mais viagens pelo Estado, conversas com formandos e residentes, cursos de formação sindical, entre outros. “Aos poucos estamos retomando os encontros presenciais e as viagens e a intenção é que no próximo ano possamos ter mais presença física”, destacou Cyro ao lembrar que o SIMESC é Santa Catarina.

 

Acadêmicos em medicina

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, compartilhou as experiências das telereuniões que foram feitas com os formandos de medicina durante o ano. Com o apoio dos integrantes do Núcleo Acadêmico Eliane Soncini, Juliane Ferrari e Mahmud Khalil Zardeh, foi possível conversar com centenas de estudantes de medicina, da maior parte das escolas médicas de Santa Catarina, em oito reuniões. O diretor também ressaltou a realização da 10ª Semana Acadêmica de Medicina, realizada pela Unochapecó, que contou com a participação dos dirigentes de Chapecó.

“Quanto mais puxarmos os acadêmicos para o SIMESC maior será o sucesso de adesão quando se formarem. Para isso é muito importante que os diretores regionais de Apoio ao Graduando estejam bem informados e se necessário contem com a executiva. O futuro existe, e ele é o médico jovem”.

 

Residentes

O diretor de Apoio ao Médico Pós-Graduando, Douglas Muniz Barbosa, comentou sobre as estratégias adotadas para se aproximar dos médicos jovens. A intensificação de conteúdo para as redes sociais e produção de vídeos de interesse dos residentes foi uma delas.

Douglas ressaltou que em âmbito nacional o SIMESC tem se destacado nas pautas de lutas em Brasília “Um dos maiores desfechos que tivemos neste ano foi o aumento no valor da bolsa em 23,29 % que foi uma batalha de anos e o Sindicato sempre foi parceiro nesta causa”.

O diretor pediu apoio dos dirigentes para que abram canal de comunicação com os residentes de suas regionais e auxiliem no compartilhamento de informações das atividades da Entidade. “A ideia é que em 2022 possamos retornar com as reuniões presenciais e a articulação da diretoria regional é fundamental”.

 

Diretorias Regionais

O presidente Regional Chapecó, Robson Vieira de Souza, que estava acompanhado no evento com o diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Oswaldo Zandavalli Neto, contou que a diretoria tem buscado interação com os residentes e formandos em medicina. “Estamos inclusive patrocinando eventos dos médicos jovens como forma de incentivar a mobilização deles e a aproximação conosco”.

A presidente Regional Blumenau, Lisiane Anzanello, sugeriu o reforço na comunicação quanto à responsabilidade civil dos médicos, situações éticas e atividades conjuntas com ligas acadêmicas, judiciário, e outras entidades.

Em Joinville, o presidente Conrado Roberto Hoffmann Filho, que comanda duas reuniões com a diretoria mensalmente, ressaltou a importância de fazer encontros periódicos e também ações conjuntas com a Sociedade Joinvilense de Medicina. “Os encontros precisam ser prioridade para que se possam encaminhar as demandas que sempre existem”. Também estavam na capital a secretária Suzana Maria Menezes de Almeida e o tesoureiro Cassiano Gonçalves Ucker.  

O presidente Regional Itajaí, Mauro César de Azevedo Machado, que estava acompanhado do tesoureiro Márcio Azevedo Moraes, comentou sobre o café que será realizado com os formandos em medicina de Itajaí e Balneário Camboriú no dia 9 de dezembro. “Muitas vezes é mais fácil falar com o médico jovem do que com aqueles que estão em atuação há mais tempo e que certamente também se beneficiaram muito dos serviços do Sindicato”.

“Ao se formar, os médicos estão com a emoção a flor da pele e é fundamental explicar à eles a necessidade de serem sindicalizados desde o início da carreira, que a profissão exige proteção e é o Sindicato que irá oferecer isso”, acrescentou a tesoureira Regional de Balneário Camboriú Priscila da Silva Daflon que ainda chamou atenção para que os diretores conversem informalmente com os residentes e estudantes que convivem sobre os benefícios da Entidade. O diretor Regional Apoio ao Graduando em Medicina, Diogo Antônio Alves Pinto, também participou do evento.

O presidente Regional Araranguá, Stefânio Napoli Oliveira, projetou mais ações para o próximo ano, tendo em vista que a diretoria agora está completa.

O presidente Regional Brusque, Mauro Cesar Flores, reforçou a importância de estar aliado com outras entidades como a Associação Brusquense de Medicina e Unimed. Destacou os spots divulgados nas rádios da região e a intenção de intensificar o contato com os estudantes de medicina.

Também estiveram presentes os representantes do Centro Oeste, Extremo Oeste, Joaçaba, Laguna, Médio Vale e Rio do Sul.

 

Remuneração dos Médicos

O diretor de Saúde Suplementar, Astor Grumann Junior, que avaliou a proposta de ajustes na remuneração dos médicos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), enviada pelo governo, comentou que há muitos pontos duvidosos e que o Sindicato buscará esclarecer.

“O assunto será debatido em reunião do Cosemesc no dia 7 de dezembro, com transmissão on-line e todos os diretores do Sindicato estão convidados a participar”, frizou o presidente Cyro.

 

Simersul

O presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, participou dos dois dias de evento e colaborou com sua experiência sindical. “Parabéns pelo evento e pelo engajamento na defesa da classe médica. Nossa ideologia é a defesa do médico e o respeito às diferenças.É um prazer estar junto de vocês”.

 

Encerramento

Com a apresentação do clipe Juízo Final, interpretado por Alice Caymmi, o presidente do SIMESC, Cyro Soncini, deixou uma mensagem de esperança. “O sol há de brilhar mais uma vez. Sigamos em frente!”.


  •