#

Março Azul: Alerta para a prevenção do câncer colorretal

O SIMESC apoia a campanha Março Azul que alerta para a prevenção do câncer colorretral também conhecido como câncer de intestino, que é o terceiro que mais mata no País.  No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude da doença aumente até 2025.

Uma das formas de evitar a doença é por meio do rastreamento no exame de colonoscopia. Ele permite o diagnóstico de lesões, também chamados de pólipos, que antecedem o câncer.

Outras formas para afastar a probabilidade do câncer colorretal são evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas; fazer atividade física com regularidade; ter uma alimentação rica em fibras e livre de alimentos ultraprocessados e açúcares, com ingestão reduzida de carnes vermelha e estar em dia com consultas médicas.

É preocupante o fato de que 85% dos casos de câncer colorretal sejam diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso é muito importante que a informação sobre a prevenção seja ampliada para a população.

Previna-se e compartilhe este conteúdo!

Mais informações sobre a campanha em: www.sobed.org.br


  •