#

SIMESC se apresenta a residentes do Infantil e Carmela Dutra

A segunda-feira, 4 de abril, foi de reuniões do SIMESC com os médicos de dois importantes hospitais da Grande Florianópolis, o Infantil Joana de Gusmão e a Maternidade Carmela Dutra. Em reuniões conduzidas pelo diretor de Apoio ao Pós-Graduando em Medicina, Douglas Muniz Barbosa, o Sindicato foi apresentado como o principal aliado do médico em defesa de sua atuação profissional. “O SIMESC coloca-se à frente para contribuir com a resolução dos problemas dos médicos. É um braço forte e uma estrutura disponível 24 horas”, destaca Douglas.

“Quando eu cheguei em Santa Catarina, uma das primeiras coisas que eu fiz foi procurar o SIMECS para me filiar porque sei da nossa responsabilidade profissional e também tenho consciência de como a relação médico-paciente está cada vez mais comercial e isso pode nos gerar problemas no exercício da profissão”, comentou com os residentes do Infantil, Mahmud Khalil, diretor adjunto de Assuntos Jurídicos e anestesiologista.

“E sou testemunha dos benefícios para mim da assessoria de Direito Médico e Previdenciária, por exemplo, mas principalmente, sou testemunha dos inúmeros casos atendidos e resolvidos diariamente pelo SIMESC em todas as partes do Estado. Temos uma estrutura robusta e de muita qualidade por um valor muito simbólico para o médico residente”, destaca Renato Polli, diretor de Comunicação e Imprensa.

A assessora jurídica, Vanessa Lisboa de Almeida falou sobre o trabalho preventivo das assessorias jurídicas do SIMESC, da atuação da defensoria médica, do advogado de plantão 24h, dos advogados que atendem os médicos em todas as regiões do Estado e da importância de os médicos realizarem o seguro de Responsabilidade Civil.

“A Medicina tomou um curso na história que o médico precisa estar resguardado. São inúmeros processos por alegado erro médico. Há um mercado paralelo de processos contra médico e estar protegido é uma segurança até mesmo para que a gente possa realizar a melhor defesa para o nosso cliente”, destaca.

A jornalista Carla Cavalheiro comentou sobre o trabalho que é realizado para o SIMESC e com os médicos filiados. “A Medicina é uma profissão destacada e diferenciada e também tem um regimento próprio de publicidade e propaganda. Todos os dias vemos médicos cometendo várias infrações desde a exposição de pacientes ao compartilhamento de brindes, presentes e medicamentos”, destaca.

Associação

Douglas comentou com os médicos que a proximidade do SIMESC com a Associação Catarinense de Médicos Residentes reforça o compromisso do Sindicato com a categoria profissional. “A ACMR consegue trabalhar porque tem o apoio do SIMESC e assim, apoia todo o movimento nacional em defesa e apoio aos residentes”, comenta.

O médico residente pode se filiar ao SIMESC acessando esse link. O valor é de R$ 150 por semestre e dá direito a acesso a todos serviços disponibilizados pela Entidade e garante filiação à ACMR.

A funcionária do SIMESC, Ana Cristina Silva também participou das atividades.


  •