#

Formandos da Unoesc e Univali são apresentados ao SIMESC

Os formandos em Medicina da Unoesc e Univali tiveram a oportunidade de conhecerem, na noite de terça-feira, 26 de abril, por meio de telereunião com representantes do SIMESC, os benefícios de serem filiados ao Sindicato.

A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, iniciou a conversa lembrando que o SIMESC não tem partido político e visa a representação e defesa do médico. “Quando me formei eu não tive a oportunidade de contar com quem me orientasse e apoiasse. O SIMESC faz isso por vocês e ainda oferece um desconto bastante considerável no valor associativo para recém-formados e residentes”.

O advogado Erial Lopes de Haro ressaltou a importância da Assessoria Jurídica na prevenção e defesa do médico que pode ser tanto no Conselho Regional de Medicina (CRM), como nas esferas civil e criminal. “O médico deve nos procurar não somente na iminência de sofrer um processo judicial, ação indenizatória ou afim, mas procurar preventivamente. A assessoria jurídica do SIMESC conta uma defensoria médica 24 horas, todos os dias, para atender qualquer tipo de demanda não corriqueira da atividade médica profissional a todos os médicos filiados”, explicou.

As relações de trabalho também foram comentadas pelo Assessor Jurídico Trabalhista, Ismael de Carvalho. “ O médico que não é precavido em seus contratos de trabalho pode ter muitas consequências, especialmente financeiras”, alertou ao colocar o serviço jurídico do Sindicato à disposição.

A assessora de comunicação, Camila Spolti, chamou atenção para os cuidados com as redes sociais “Existem normas do Conselho Federal de Medicina a serem seguidas, além de uma imagem de credibilidade que o médico deve buscar preservar”.

O diretor Regional de Apoio ao Graduando em Medicina, Bruno Wensing Raimann, destacou que em início de carreira o médico sabe pouco sobre as questões trabalhistas e que ter à disposição a orientação do SIMESC faz toda a diferença “No que precisarem contem com a nossa diretoria. Estamos com as portas da sede Regional Itajaí aberta para receber a todos”.

O presidente do SIMESC Regional Joaçaba, Jair José Gemeli, contou situações em que precisou utilizar os serviços do SIMESC para exemplificar aos formandos de que os problemas podem surgir para qualquer um. “Uma das únicas coisas que não abro mão na minha carreira é de pagar o SIMESC. Sugiro que todos sejam sindicalizados”.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleinisck, também compartilhou experiências de quando era integrante do Conselho Regional de Medicina e atuava no julgamento de médicos. “Por conta de serem especialistas na defesa médica e conhecerem as resoluções, os advogados do SIMESC promoviam defesas diferenciadas. Sou testemunha da qualidade deste serviço”.


  •