#

SIMESC conversa com médicos do Hosp. São José

Dirigentes, assessores e parceiros do SIMESC participaram na noite de sexta-feira (27/05) de reunião com os médicos do Hospital São José, em Maravilha.

Os representantes esclareceram dúvidas sobre diversos temas que envolvem a medicina como a emissão de atestado de óbito e autonomia médica.

“O médico é quem deve decidir a melhor conduta para o paciente. No caso de um trabalho de parto, por exemplo, a vontade dos pais deve ser respeitada desde que os riscos sejam informados e todos os passos do atendimento registrados no prontuário. Em situações em que as vidas dos pacientes são colocadas em risco o médico deve intervir”, orienta o Assessor Jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal.

“Os processos podem ocorrer muitos anos após o atendimento e por isso é importante que o prontuário contenha o máximo de detalhes possíveis para auxiliar na defesa do médico”, complementou o Assessor Jurídico do SIMESC, Ismael de Carvalho.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, lembrou que o Sindicato disponibiliza o Plantão Jurídico 24 horas especialmente para auxiliar em situações atípicas da profissão. “O médico filiado conta com um advogado 24 horas por dia, todos os dias da semana, para orientá-lo sobre a melhor conduta em momentos adversos. É um serviço que deve ser acionado sempre que preciso. Usem o SIMESC!”, destacou.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina do SIMESC, Odi Oleiniscki, acrescentou que a Assessoria Jurídica do SIMESC é capacitada na defesa de médicos. “Assim como temos as nossas especialidades na medicina, os advogados do Sindicato são especializados na defesa de médicos, ou seja, farão os melhores encaminhamentos”.

Os parceiros da Central de Seguros do SIMESC Celso Santolin e Patrick Lima comentaram sobre a importância da contratação do seguro de responsabilidade civil.  Usado predominantemente para cobrir indenizações advindas de um processo judicial em que se alega erro médico, o seguro também dá cobertura em caso de acordo judicial entre médico e paciente, bem como arca com as despesas do processo como perícias judiciais, por exemplo.

“O produto tem muitas peculiaridades e por isso a orientação de que seja contratado por profissional habilitado que irá oferecer o seguro mais adequado ao perfil do médico. Nossos parceiros estão há mais de 10 anos neste segmento e os recomendamos aos filiados”, reforçou Cyro.

O presidente do SIMESC Regional Chapecó, Robson Vieira de Souza, agradeceu a comitiva vinda de Florianópolis e a presença dos colegas médicos. “É uma semente que estamos plantando para que a categoria veja a necessidade da união. Enquanto o médico pensar em si próprio, pouco iremos avançar. Fazemos o convite para que se filiem e nos ajudem a continuar o trabalho na representatividade dos médicos”.


  •