#

SIMESC lamenta falecimento do Sócio Vitalício Léo Mauro Xavier

É com pesar que o SIMESC comunica o falecimento do Sócio Vitalício do SIMESC, Léo Mauro Xavier, aos 89 anos, na sexta-feira, 09 de setembro, no Hospital Baía Sul, em Florianópolis.

O médico formou-se em 1957 pela Universidade Federal do Paraná, onde recebeu a medalha da UFPR e o Prêmio Julio Enz, que constava de uma bolsa para a especialização em Urologia, na Argentina. Em Florianópolis, foi pioneiro da Urologia e da Cirurgia Urológica em Santa Catarina. Trabalhou no Hospital de Caridade, o Hospital Nereu Ramos, o Hospital Celso Ramos (onde foi diretor-interino), e o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina – HU/UFSC (onde foi vice-diretor). Participou da instalação do Serviço de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis do Departamento de Saúde Pública da Capital, foi professor da Faculdade de Medicina da UFSC e Livre Docente Doutor em Ciências. Foi acadêmico da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção de Santa Catarina (SBU-SC), sendo merecedor especial da honraria “Bisturi de Ouro” pela Sociedade Alemã de Cirurgia e Urologia, entre outras.

O SIMESC presta solidariedade aos familiares, amigos, ex-alunos e colegas de profissão e agradece aos tantos anos de confiança e fidelidade à Entidade a qual registra sua homenagem e a certeza que o médico cumpriu sua missão.  

Fonte: ACM


  •