#

COSEMESC trata com gestão do HU solução para a falta de médicos

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) e médicos que atuam no Hospital Universitário (HU/UFSC), em Florianópolis, reuniram-se na tarde de terça-feira (27/09) com a superintendente do hospital, Ivete Ioshiko Masukawa, para tratar sobre a falta de pediatras, obstetras e ajustes nas escalas dos radiologistas.

A gestora explicou as providências que estão sendo tomadas paulatinamente e destacou como a situação mais complexa a da pediatria em que desde abril houve uma baixa muito grande no número de médicos. “Chamamos 500 médicos aprovados em concurso nacional que tem até o final desta semana para manifestar interesse. Também estamos buscando auxílio do Estado e Município na cessão de médicos, mas é algo delicado e ainda sem desdobramentos”.

Segundo Ivete, enquanto as escalas não ficam completas não é descartada a possibilidade de se fechar novamente, por alguns períodos, a porta da emergência pediátrica. “É uma atitude complicada que impacta na população e nos demais hospitais, mas assim como a obstetrícia segue referenciada, talvez tenhamos que optar por essa medida em alguns momentos enquanto novos médicos não são contratados”.

Sobre as escalas dos radiologistas, que foram alteradas de forma arbitrária pela gestão anterior, a superintendente disse que as sugestões encaminhadas pelos médicos seguem em análise e ela busca dar uma resposta brevemente.

O coordenador do COSEMESC e presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, chamou a atenção para o empenho da gestão que dentro de suas possibilidades tem buscado resolver os problemas do hospital que além da sua importância no atendimento dos cidadãos também é extremamente relevante para o ensino da Medicina. “Agradecemos a Dra Ivete abrir o diálogo com os médicos. Nosso próximo passo é buscar uma audiência com o reitor da UFSC, pois o que pode ser feito internamente tem sido realizado. É necessário comprometimento e ação da EBSERH e por meio do reitor, que segundo a superintendente tem se mostrado sensível a esta situação, é possível se alcançar a empresa”.

A Diretora Técnica, Tatiana Titericz, reforçou que a gestão não tem medido esforços para encontrar soluções. “O que estiver ao nosso alcance iremos fazer para que as atividades se normalizem o quanto antes”.

Também representaram o COSEMESC os médicos Odi José Oleiniscki (SIMESC), Mahmud Khalil Zardeh (SIMESC) e Juliano Pereima (CRM).


  •