#

Liberdade de expressão e valorização da Clínica Médica são pauta da reunião do COSEMESC

Ouça a mensagem que está sendo veiculada nas rádios em SC AQUI.

Dirigentes do COSEMESC reunidos na noite de terça-feira (25/10), na sede do CRM, debateram assuntos de interesse dos médicos. Entre eles, as condições de trabalho do Hospital Universitário (HU/UFSC), posicionamento à liberdade de expressão e valorização da Clínica Médica.

O coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini, relatou sobre as reuniões realizadas com o reitor da Universidade, Irineu Manoel de Souza, e a superintende do Hospital, Ivete Ioshiko Masukawa, em busca de soluções para a falta de profissionais. “O reitor entende que a responsabilidade da gestão do hospital é da UFSC, o que é um ponto bastante positivo, e se comprometeu em seguir na busca de resoluções junto a EBSERH. Temos visto que as providências imediatas têm sido tomadas, mas são necessárias soluções definitivas e vamos seguir acompanhando dos desdobramentos”, disse Cyro. Ainda sobre condições de trabalho, Cyro Soncini informou que tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 2621/22 que visa proteção para os médicos Pessoa Jurídica.

Clínica Médica

Representantes da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional Santa Catarina participaram da reunião e pediram apoio das Entidades Médicas para a valorização da especialidade. 

“Uma das maneiras de nos auxiliarem é por meio de manifestação do COSEMESC sobre a necessidade de valorizarem a especialização para concursos e processos seletivos”, comentou o presidente da Sociedade, Patricio Alfredo Venezuela Fuentes.

Os médicos também apresentaram interesse em ingressar na Câmara Técnica de Clínica Médica do CRM. “ As Câmaras Técnicas são integradas por médicos indicados por conselheiros e sociedade para discutir assuntos polêmicos e questões específicas da área. A Câmara Técnica de Clínica Médica não está preenchida e peço que os colegas manifestem o pedido oficialmente para que possamos fazer os encaminhamentos”, disse o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de SC, Juliano Pereima.

Liberdade de Expressão

Além da carta do COSEMESC posicionando-se à favor da liberdade de expressão (leia AQUI), os dirigentes aprovaram spot de rádio sobre o tema que será veiculado nos próximos dias.

O vice-presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), André Sobierajski, encerrou o encontro fazendo o convite para a participação no Summit ACM 2022, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro no Centro de Eventos ACM em Florianópolis.

Também participaram os médicos Júlio César Gonçalves (ACAMESC), Gabriel Freire Amado de Oliveira (SBCM/ABRAMURGEM) e o advogado da ACM, Nilo de Oliveira Neto.

A próxima reunião do COSEMESC ficou agendada para o dia 29 de novembro no SIMESC.


  •