#

SIMESC encerra viagens 2022 com reunião com médicos do Marieta

Diretores do SIMESC encerraram o calendário de viagens de 2022, com visita à sede regional partilhada de Itajaí e Balneário Camboriú. Além de assuntos administrativos, os dirigentes do SIMESC intermediaram a conversa entre médicos da cirurgia vascular do Hospital Marieta Konder Bornhausen e a direção da unidade de saúde.

O presidente do SIMESC Regional Itajaí, Mauro Machado foi quem recebeu a demanda dos médicos que alegam falta de condições técnicas de trabalho e pressão psicológica, e por isso não pretendem renovar o compromisso com o hospital.

O diretor técnico do hospital, Edson Rossini, acompanhado do diretor clínico, Thiago Tomaz e da assessora jurídica da instituição, Janaina Lenhardt Palma, afirmaram o interesse em atender as reivindicações da equipe de cirurgia vascular para manter o serviço.

De acordo com o assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal, o cancelamento do compromisso é uma demanda justa, mas é importante lembrar o posicionamento da Justiça em situações semelhantes. “Na tarefa de defender o médico, o magistrado sempre vai buscar a defesa da população” citou.

A tesoureira da Regional Balneário Camboriú, Priscila Daflon, lembrou da responsabilidade da direção do hospital em relação à saúde emocional dos profissionais. “É uma situação que precisa ser revista. Não podemos admitir mais essa incapacidade de gerir pessoas”, disse Priscila.

Para o diretor de Relações Intersindicais do SIMESC, Mario Maluf, a situação é passível de ser administrada. “A direção pediu desculpas de uma situação que eles não eram os responsáveis. Vamos conversar e buscar a oportunidade de uma nova chance”, declarou.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, disse que ficou evidente a boa vontade da direção do hospital. “Somos um Sindicato que busca o entendimento e muitas vezes, um acordo é o melhor caminho” declarou.

A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, lembra que “a nossa profissão é recheada de desafios, mas não devemos desperdiçar a oportunidade de entendimento. Se permitam uma nova chance”.

Os representantes dos médicos e da direção do hospital devem reunir-se novamente em outra data para decidir novos encaminhamentos das reivindicações.

Reunião interna

Em reunião para tratar de questões internas das regionais Balneário Camboriú e Itajaí, Cyro Soncini, reforçou a participação mais ativa dos diretores regionais para o fortalecimento e crescimento da entidade. “Estamos fomentando redes de Whatsapp em outras regionais e os resultados têm sido muito animadores”, citou Cyro. O assessor de comunicação, Rubens Flôres, reforçou a importância destes grupos. “Quanto mais o médico toma contato com as ações do SIMESC, mais chances em formar multiplicadores da mensagem da entidade, fortalecendo a marca e o posicionamento”, disse.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, lembrou que os encontros dos diretores podem ser virtuais. “Aprendemos a trabalhar de maneira híbrida nestes últimos dois anos e é preciso que estes encontros aconteçam. É dessa maneira que as ações serão colocadas em práticas”, disse Odi.

Participaram também da reunião da Regional Balneário Camboriú, a presidente, Silvia Maria Carvalho de Mattos e os diretores, Diogo Antônio Alves Pinto, Andressa Gusberti. Pela Regional Itajaí, participaram os diretores Sebastião José Westphal, Bruno Wensing Raimann e Maikon Lucian Madeira Quarti. Presentes também o sub-coordenador do SIMESC, Jean Proêncio e a funcionária Regional, Andreline dos Santos. 


  •