#

Médicos do SAMU aprovam Acordo Coletivo de Trabalho

Os médicos do SAMU aprovaram em Assembleia Geral, na noite de terça-feira (31/01), o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 a ser firmado com os Sindicatos Médicos de Santa Catarina (SIMESC) e da Região Sul Catarinense (SIMERSUL) e pela Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).

Algumas questões foram apresentadas aos médicos como troca de plantões, plantões 24 horas, relacionamento com Coordenadores e elas foram acolhidas pelos dirigentes sindicais. Também foi destacada a cláusula do Acordo que estabelece o mês de  abril para debate do reajuste salarial.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, lembrou que diversas reuniões foram realizadas com a empresa administradora para debater o Acordo, mas como somente em novembro a FAHECE superou uma demanda judicial e foi nomeada definitivamente como gestora, o documento avançou apenas no final do ano passado.

“Há anos buscamos este Acordo com as empresas antecessoras que nem ao menos conversaram com os representantes dos médicos. Embora nem tudo tenha sido contemplado neste momento, sabemos que a FAHECE tem se mostrado uma gestora séria que poderá trazer melhorias no futuro”, comentou.

O advogado trabalhista, Alberto Gonçalves de Souza Júnior, enfatizou a importância do Acordo Coletivo para os trabalhadores. “O documento previne conflitos, estabelece normas e é um ponto de partida para a busca de mais benefícios futuros e sempre que há possibilidades recomendamos que seja realizado”.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul (SIMERSUL), Licínio Argeu Alcântara “o  Acordo é um importante momento para os médicos do SAMU e foi encaminhado de forma adequada, dentro das possibilidades do momento”.

“Os médicos do SAMU estão de parabéns com este encaminhamento, visto que esta demanda em administrações anteriores precisou ser levada à Justiça do Trabalho. É uma batalha de muito tempo que agora apresenta boas perspectivas”, complementou o diretor de Patrimônio, Vânio Cardoso Lisboa.

O Secretário Geral, Leopoldo Back, definiu a aprovação do Acordo como um momento histórico e reforçou o convite de filiação. “Quanto mais médicos filiados, maior a força para representação. Não vale apenas reclamar, tem que apoiar”.

Tão logo a ata da Assembleia esteja finalizada a equipe jurídica do SIMESC adotará os encaminhamentos pertinentes.


  •