#

Confira como foi o SIMESC On-line sobre como proceder em casos de violência

A advogada Vanessa Lisboa orientou no 1º SIMESC On-line de 2023 como o médico deve encaminhar casos de violência contra vulneráveis e contra o próprio médico.

A advogada destacou que muitas vezes o paciente que sofre violência não informa a situação ao médico, mas que o profissional pode/deve identificar por meio de sinais, acolher a vítima e tomar as condutas necessárias, mesmo que se trate de uma suspeita.

“Independentemente se for criança, mulher, idoso, deficiente físico, o médico ou o responsável pelo serviço de saúde devem fazer compulsoriamente uma notificação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em casos isolados ou periódicos, sem necessidade de comunicar quem é o agressor” informa a advogada.

 

Vanessa também orientou sobre outras condutas que devem ser tomadas.  Confira no vídeo!

Agressão ao médico

Em caso de agressão física a orientação é de que o médico compareça à delegacia mais próxima para registrar Boletim de Ocorrência e realização de exame de corpo de delito. Deve também comunicar o fato imediatamente às diretorias clínica, técnica para que seja providenciado outro médico para assumir as atividades.

A assessoria jurídica do SIMESC está à disposição para mais informações. Em caso de emergência, o médico filiado pode acionar o Plantão Jurídico 24 horas pelo telefone (48) 99621 8626.


  •