#

Reunião do COSEMESC recebe gestores do HU

A reunião do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC), realizada em 28 de março, no CRM-SC, teve a presença do colega indicado para o cargo de superintendente do Hospital Universitário (HU/UFSC), Spyros Cardoso Dimatos, e da gerente de Atenção à Saúde e Diretora Técnica do HU, Tatiana Bez Batti Titericz que debateram sobre a dificuldade na contratação de novos médicos pediatras no hospital.

Spyros comentou que o principal entrave, neste primeiro momento, é conseguir uma solução rápida para a questão. “Além do déficit de profissionais, há uma concorrência forte da iniciativa privada que agrava o nosso problema. Em breve abriremos um novo processo seletivo e faremos o possível para que as vagas sejam preenchidas”.

Há mais tempo vivendo de perto esse problema, a médica pediatra Tatiana falou que também há dificuldade no serviço de emergência do Hospital Universitário. “A carência de médicos acaba resultando em grandes filas de espera, e nós não queremos que os médicos fiquem em situação de risco e nem que a população fique desassistida. Dar o melhor atendimento possível aos pacientes é o nosso principal objetivo”.

Apesar das dificuldades, Spyros disse que há um canal aberto entre o Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “O Reitor já conversou pessoalmente com o presidente da empresa em duas oportunidades, e tem levado as nossas demandas, tanto sobre recursos humanos quanto questões do orçamento do hospital. Além disso, Irineu também já se reuniu com médicos, servidores, e está sempre disposto a auxiliar nas questões que envolvem o hospital”. 

Coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini falou que as entidades continuarão acompanhando a situação do Hospital Universitário e que estão à disposição para ajudar na busca por soluções. “Neste primeiro momento, com a mudança do novo Superintendente, acreditamos que é necessária uma conversa com os representantes da Ebserh. Posteriormente, aproveitaremos o canal de comunicação com o Reitor e levaremos o que foi discutido, pois é ele quem pode intermediar melhor e obter os recursos necessários para que o problema da pediatria seja resolvido”, concluiu.

Outros assuntos também foram debatidos na reunião, dentre eles:

- Comissão de Saúde Suplementar: Será montada uma comissão que encaminhará as questões da saúde suplementar. Foram indicados os médicos Astor Grumann Junior e Mahmud Khalil Zardeh (SIMESC), Daniel Knabben Ortellado, Leonardo Jonck Staub e Marcello Alberton Herdt (CRM-SC), e são aguardadas outras indicações.

 - Comemoração ACM e ACAMESC: No dia 28 de abril, às 20h, haverá um jantar de comemoração dos 86 anos da ACM e 27 anos da ACAMESC. O COSEMESC estará presente.

- FEMESC: O evento será realizado em Criciúma, ainda sem data confirmada.
 

A próxima reunião do COSEMESC será realizada no dia 25 de abril, no SIMESC.


  •