#

Reunião do COSEMESC alinha ações sobre saúde suplementar

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) participaram na terça-feira (02/05), na sede do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), de reunião de trabalho que teve como uma de suas pautas a saúde suplementar.

O integrante da Comissão de Saúde Suplementar do COSEMESC, Astor Grumann Junior, apresentou proposta de enquete que será encaminhada aos médicos. “ É uma maneira de mensurar como está a satisfação dos médicos de Santa Catarina em relação aos planos de saúde e com os dados em mãos fazermos os desdobramentos necessários”.

Outro assunto discutido foi a realização do Fórum das Entidades Médicas (Femesc), que será realizado em agosto, em Criciúma. Foram levantados possíveis temas de discussão e uma nova reunião será realizada em 16 de maio para definições.

 

UTIs pediátricas e neonatais e HU/UFSC

O coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini, informou que a secretária de Estado Saúde, Carmen Zanotto, respondeu o ofício enviado pela Entidade (veja no fim do texto)  cobrando a necessidade de providências a curto prazo para a falta de leitos de UTIs pediátricas neonatais. A Entidade sugeriu que quando não houver leitos livres em uma região do Estado, sejam utilizados os leitos privados na mesma localidade ou proximidades, como ocorreu na emergência sanitária causada pela Covid-19. “A resposta foi insatisfatória, pois não afirma que tomarão providências diferentes das que atualmente ocorrem e consequentemente não se resolverá a questão”, disse Cyro. Uma reunião será solicitada com o Superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, Roberto Henrique Benedetti, para tratar do assunto.

Foi informado que o médico Spyros Dimatos assumiu a superintendência do Hospital Universitário (HU/UFSC). Os dirigentes lembraram que a falta de médicos na unidade ainda é um grave problema e seguirão acompanhando o caso.

 

ACM E ACAMESC

A comemoração dos 86 anos da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e os 27 anos da Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC) também foram ressaltadas na reunião.

Cyro destacou o lançamento realizado pela ACM sobre os primeiros resultados da pesquisa que desenhou o Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, trabalho desenvolvido pela Entidade com a meta de colaborar para a construção de uma política de saúde cada vez mais eficaz no estado. Os dados coletados no estudo também vão auxiliar gestores do setor, nas esferas pública e privada, instituições civis e empresas que queiram promover medidas de prevenção e cuidados para a qualidade de vida em Santa Catarina.

“Quando se trabalha com dados é possível fazer um planejamento mais assertivo. Parabéns aos envolvidos pela iniciativa”, acrescentou o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Eduardo Ribeiro.

O presidente da ACAMESC, Luiz Alberto Silveira, agradeceu o apoio das Entidades na nova sede da Academia, inaugurada em 28 de abril. “Ficamos muito honrados e agradecidos pelo comparecimento de todos em nosso evento“.

 

Ofício COSEMESC à SES - AQUI.

Ofício resposta SES  - AQUI.


  •