#

Reunião do COSEMESC define ações para o 24º FEMESC

Na terça-feira, dia 30 de maio, representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) participaram de reunião na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que teve como principal assunto a organização da 24ª edição do Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), evento que será realizado Criciúma, no mês de agosto.

Durante a reunião, os representantes repercutiram a nota produzida pelo COSEMESC contra a Resolução 487, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a política Antimanicomial, e prevê o fechamento de Hospitais Psiquiátricos de Custódia em todo o país. No entender do COSEMESC, Todo o sistema de tratamento em saúde, que inclui o mental, deve obedecer a uma lógica que seja embasada em decisões a partir de diagnósticos, considerando a individualidade, na técnica médica, com observância na amplitude social.”. Para conferir a nota, clique AQUI.

A enquete do COSEMESC sobre saúde suplementar foi outro tema mencionado durante a reunião. A pesquisa busca compreender o nível de satisfação sobre os planos de saúde a fim de propor novas estratégias para o aprimoramento da prestação desses serviços. Você ainda pode responder AQUI.

A Portaria 227/SES, que diz respeito a nova Política Hospitalar Catarinense, também foi assunto de debate. Em vigor desde o dia 5 de abril, a Portaria tem o objetivo de ‘Instituir Grupo de Trabalho com a finalidade de avaliar, discutir e propor estratégias e ações para aprimoramento dos instrumentos contratuais e definição de critérios para repasses de recursos estaduais e demais recursos, às instituições hospitalares prestadoras de serviços SUS, no âmbito do Estado de Santa Catarina, bem como, analisar os custos dos serviços hospitalares de acordo com as especificidades dos serviços’. O COSEMESC acompanhará os trabalhos.

 

UTI Neonatal / Hospital Regional de São José

Os problemas enfrentados pelos profissionais da pediatria e neonatologia do Hospital Regional tem sido motivo de grande preocupação ao COSEMESC. A carência de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas em virtude do aumento de doenças respiratórias tem colocado em risco a saúde dos pequenos pacientes, além de prejudicar a qualidade do atendimento. “Há uma expectativa de abertura de novos leitos, mas para isso, se faz necessária a contratação de novos profissionais médicos para atender essa nova demanda", comenta o coordenador do COSEMESC, Cyro Soncini.

Presidente da ACM, Ademar José Paes comenta que a Secretaria de Saúde tem tentado resolver esta questão, mas para isso precisa oferecer melhores condições de trabalho para atrair novos profissionais. “A falta de concursos públicos, os salários ofertados e a ausência de gratificações específicas agravam ainda mais o problema. Não podemos repetir os mesmos erros, repetindo processos seletivos com as mesmas ofertas, pois quem perde é a saúde da população catarinense”, disse.

O COSEMESC agendará nova reunião com a SES para tratar deste assunto!
 

FEMESC

Durante a reunião, ficou definido que o 24º FEMESC ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, em Criciúma. Na sexta-feira, o assunto é sobre Prontuário Médico e Sigilo Profissional. No sábado, o debate é sobre o Mais Médicos em Santa Catarina. “Ainda temos bastante trabalho pela frente. A presença dos médicos é muito importante para o enriquecimento dos debates, além dos encaminhamentos que virão após o evento. Os temas escolhidos são atuais e precisam ser tratados com bastante prudência. Temos ainda alguns meses para fazer os convites e alinhar as últimas ações, pois temos a certeza que será mais uma grande edição", concluiu o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Alcântara.

 Também estavam presentes na reunião os médicos Luiz Alberto Silveira, presidente da ACAMESC, Vânio Lisboa, Odi Oleiniscki e Astor Grumann Jr, do SIMESC.


  •