#

COSEMESC é recebido por Carmen Zanotto e equipe

Dirigentes do COSEMESC foram recebidos pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e sua equipe, na quinta-feira (03/08), em Florianópolis para tratar de assuntos como atendimento pediátrico e neonatal, política hospitalar, sigilo do prontuário médico, RPM, entre outros.

O coordenador do COSEMESC e presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, iniciou a conversa reconhecendo a abertura de novos leitos pediátricos e neonatais no Estado e chamou a atenção para falta de médicos neopediatras, que segue sendo um problema no Hospital Regional de São José. “É uma questão que há tempos buscamos resolver e enquanto não houver intervenção e uma remuneração diferenciada não haverá interessados nas vagas”, comentou.

A secretária Carmen Zanotto informou que um termo de cooperação entre secretaria e Sociedade Catarinense de Pediatria e Neonatologia será assinado em breve para organizar o planejamento de quantitativo de leitos. “Não podemos esperar o próximo ano para agir, e sim nos planejarmos desde agora levando em consideração a necessidade de cada região e a viabilidade econômica. Esta aproximação com a Sociedade irá contribuir muito”.

Sobre os mutirões de cirurgias, a secretária comentou que está sendo pleiteado com o Ministério da Saúde a abertura de leitos de unidades de cuidados de complexidade intermediária. “Com isso os pacientes que não tem condições de irem para enfermaria, mas que também não precisam ficar em respirador, podem ocupar estes novos leitos e vagar os leitos de UTI para novos pacientes de cirurgias de alta complexidade”.

O superintendente dos Hospitais Públicos, Roberto Benedetti, informou que seguem em tratativas para assegurar melhorias na rede de comunicação eletrônica nas unidades SES.

Carmen enfatizou que todos os repasses aos hospitais estão em dia e que a política hospitalar é uma das prioridades da gestão. “Entendemos que a política hospitalar é necessária e o COSEMESC está à disposição para auxiliar no que couber”, disse Cyro.

Outro assunto abordado na reunião foi em relação ao sigilo do prontuário médico e a concessão ou não do documento para autoridades policiais. O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro, reforçou o entendimento do Conselho de que o sigilo deve ser mantido e lembrou que o assunto será tratado no 24º Femesc, que será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Criciúma. “Será a oportunidade de as Entidades Médicas ampliarem o debate com representantes da segurança e Ministério Público e buscarmos um entendimento mais harmônico entre as partes”.

Sobre os ajustes no Decreto nº 1.752/2022 que trata sobre a Remuneração por Produtividade Médica (RPM), que foram concluídos pelo governo anterior e entregues à nova gestão estadual para os devidos encaminhamentos, a secretária informou que seguem em estudo.

O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar de Oliveira Paes Junior, que no final do mês assumirá a coordenação do COSEMESC , afirmou que estará atento ao assunto. “A medida que a RPM esteja implementada, vamos ter benefícios na assistência. Participamos da Comissão que tratou deste tema e seguiremos acompanhando”.

Para encerrar o encontro, Marcelo Reis, do Conselho Regional de Medicina, entregou à secretária o convite para participação no 24º Femesc. “A presença de um representante do Estado enriquecerá o nosso debate”.


  •