#

O que aprender com o caso dos alunos de medicina da Unisa?

A “tradição” envolvendo estudantes do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), que baixaram as calças em um jogo de vôlei feminino, em São Carlos (SP), traz à tona uma importante discussão de como a conduta pessoal pode afetar a reputação de um médico, neste caso, futuro médico. Embora não estejamos aqui para julgá-los, podemos extrair valiosas lições desse episódio, que não é único e nem restrito a essa escola médica.

A Medicina é, sem dúvida, uma das profissões mais valorizadas pela sociedade, e isso se deve, em grande parte, à confiança depositada pelas pessoas ao seu médico. Essa confiança se baseia não apenas na competência técnica, mas também na conduta ética e no respeito incondicional. Portanto, é indispensável que o médico busque preservar uma imagem pessoal de credibilidade e respeito desde os primeiros passos na jornada.

Em um mundo tecnológico, os cuidados sem dúvidas devem se estender para as redes sociais que desempenham um papel significativo na construção da imagem pessoal e profissional. O que um médico posta ou compartilha on-line pode ser visto por milhares de pessoas. É necessário exercer um bom senso, evitando conteúdo controverso ou ofensivo que possa comprometer a credibilidade.

 

Algumas dicas:

- Lembre-se em primeiro lugar que você hoje é estudante, mas logo será médico e as informações na internet são para a vida toda, desta forma evite linguagem e comportamento inapropriados e comentários depreciativos.

- Evite responder por impulsividade assuntos controversos

- Nunca compartilhe informações médicas confidenciais ou casos de pacientes

- Não faça postagens quando estiver alcoolizado

- Mantenha perfis pessoais e profissionais separados nas redes sociais

- Embora seja bom mostrar um lado humano nas redes sociais, evite compartilhar em excesso sua vida pessoal, especialmente em momentos de lazer que podem ser mal interpretados ou virar prova contra você num eventual processo de alegado erro médico

- Pense em como você quer ser visto pelos seus pacientes e avalie se suas postagens são condizentes com essa imagem.

 

Tem dúvida quanto ao seu posicionamento nas redes sociais? Consulte a Assessoria de Comunicação do SIMESC pelo imprensa@simesc.org.br.


  •