#

Médicos da Fahece aprovam Acordo Coletivo de Trabalho

Os médicos contratados pela Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon (Fahece) aprovaram em Assembleia Geral, realizada na quarta-feira (13/12), no Cepon, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho intermediada entre SIMESC e a organização social.

Em relação ao adicional de insalubridade, a proposta de manter o atual modo remuneratório, com o percentual calculado com base no salário do Médico II com carga horária de 10 (dez) horas/semanais, previsto no Plano de Cargos e Salários da Fahece, foi aceita pela organização.

A proposta do SIMESC quanto à montar um grupo de trabalho para analisar o Plano de Cargos e Salários foi a princípio recusada, entretanto, a Fahece se colocou à disposição para discutir a questão. “Vamos colher informações e argumentos dos médicos para que possamos posteriormente negociar um PCS que corrija as eventuais desigualdades do atual plano. Nosso objetivo é buscar a valorização do médico, para que ele possa exercer a medicina com segurança e minimizar o risco de evasão de profissionais, comprometendo a qualidade do serviço”, disse o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

O pedido do SIMESC para conceder, a título de ganho real, o percentual de 5% sobre a remuneração do médico, foi parcialmente aceita pela organização, que estabelecerá o reajuste do INPC de 4,14% a partir da folha de competência de novembro/2023. “Sabemos da insatisfação dos médicos quanto a esse quesito, mas com base em nossa experiência, a conquista do ganho real é uma probabilidade mínima. No atual cenário, não aceitar o acordo por este motivo pode fazer com que os médicos percam todos os outros benefícios que foram estabelecidos”, disse o advogado trabalhista do SIMESC, Alberto Gonçalves.

Leopoldo Back, Vice-Presidente do SIMESC, ressalta a importância da aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho e coloca o a Entidade à disposição para continuar discutindo os problemas que afetam os médicos da Fahece. “Mesmo que infelizmente não tendo havido êxito em todas as nossas reinvindicações, entendemos que essa aprovação garante respaldo jurídico em casos de descumprimento do que foi acordado. Além disso, vamos continuar trabalhando, pois é plenamente possível futuramente propor aditivos para este mesmo acordo”, concluiu Leopoldo.

O acordo também apresenta cláusulas que tratam de auxílio-creche, faltas justificadas e outros benefícios.

Tão logo a ata da Assembleia esteja finalizada a equipe jurídica do SIMESC adotará os encaminhamentos pertinentes

Também participaram da Assembleia o Secretário Geral do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa, os jornalistas Rubens Flôres e Eduardo Schmidt, o coordenador adjunto Jean Proencio e a coordenadora Juliana da Silva.


  •