#

SIMESC Caçador realiza reunião com formandos da UNIARP

No dia 5 de junho, diretores do SIMESC Regional Caçador participaram de reunião com os formados em Medicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), realizado no auditório da Reitoria da Universidade. O encontro também teve a participação online de assessores e diretores da Executiva.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina da regional, Fábio Pitanga, disse que a sindicalização é a melhor forma de se proteger de problemas relacionados à profissão, principalmente no início da carreira. “Após a formação, nós nos deparamos com situações complexas nas quais a falta de experiência faz com que tenhamos dificuldades na hora de lidar com determinadas adversidades, e o Sindicato existe justamente para que possamos ter segurança para agir da melhor forma nesses momentos, sempre respaldados pela lei”, destacou Fábio.

Marina Gomes, presidente da regional Caçador, comentou sobre a importância de haver uma renovação no movimento médico sindical. “Nós percebemos que existe uma dificuldade grande em trazer o médico jovem para o sindicalismo, mas também temos o entendimento que precisamos trabalhar para tornar essa relação mais próxima e que isso precisa ser feito antes mesmo da formação, pois são vocês que futuramente estarão lutando por melhores condições de trabalho e valorização da nossa profissão”.

Responsável pelo Núcleo Acadêmico do SIMESC, Odi Oleiniscki aproveitou a oportunidade para falar sobre o programa Acadêmico Integrado, que tem o objetivo de aproximar os estudantes de medicina da Entidade. “Todos os estudantes que tiverem interesse de fazer parte desse projeto, que é totalmente gratuito, terá a possibilidade de receber informações da área médica e também sindicais, além de ter acesso, sempre que solicitado, de consultas e pareceres das assessorias jurídica, imprensa, previdenciária, contábil e seguros”, comentou Odi.

O Assessor Jurídico, Rodrigo Machado Leal, complementou sobre a importância de os jovens se manterem próximos ao SIMESC. “Infelizmente hoje o médico muitas vezes nos procura quando já está enfrentando algum tipo de processo. A título de informação, o aumento no número de processos contra os profissionais chega a quase 1600%, nos últimos anos. Fazer um trabalho preventivo, em que o médico filiado tem a oportunidade de sempre estar nos contactando para tirar dúvidas, é muito mais interessante e sem dúvidas deixará o médico sempre protegido”.

O Secretário Geral do SIMESC, Vânio Lisboa, falou da política de valores que visa incentivar o médico jovem a fazer parte da Entidade durante toda a carreira. “Além de Acadêmico Integrado que todos podem fazer parte ainda durante o curso de Medicina, nos três primeiros meses de formação, todos estão sindicalizados de forma automática e gratuita. Após esse período, e até completar dois anos de formado, o valor equivale a 20% do total da semestralidade. São valores acessíveis que dão ao médico jovem os mesmos benefícios que qualquer outro médico que pague o valor integral”, destacou Vânio.

A médica Maria Lucia Macedo Bertolini relatou sua experiência como sindicalizada e fez um alerta para que questões importantes durante a carreira não sejam negligenciadas. “A assessoria previdenciária do SIMESC tem me auxiliado num problema que surgiu durante um período em que eu não era filiada e, portanto, não tive a possibilidade de receber uma orientação que evitaria esse problema. Meu recado é que qualquer dúvida que surja inerente a nossa profissão, procurem o Sindicato, pois é a única instituição que realmente defende os nossos interesses”.

O assessor de comunicação, Eduardo Schmidt, falou da Resolução nº 2.336 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que atualizou as regras do uso da publicidade e propaganda para médicos e estabelecimentos de saúde. “Algumas solicitações feitas pelos médicos foram atendidas pelos CFM, mas embora tenha havido certa flexibilização, ainda é preciso tomar muito cuidado na hora de criar um perfil em alguma plataforma digital ou produzir material de divulgação. Nossa assessoria está sempre à disposição para auxiliar o médico no que for preciso”.

Após a reunião, foi realizado o sorteio de um estetoscópio. 


  •