#

Univali: SIMESC interage com acadêmicos de medicina

O que faz o SIMESC? Por que ser um Acadêmico Integrado? Essas e outras questões foram respondidas pelos representantes do SIMESC aos formandos em medicina das 5ª e 6ª fases da Univali, em Itajaí, no dia 21 de junho.

O presidente do SIMESC Regional Itajaí, Mauro Cesar de Azevedo Machado, ressaltou as atribuições das Entidades Médicas, dentre elas que o SIMESC tem o papel de defender o médico. “Fazemos parte de um grupo que tem apenas um partido, o partido do médico, sem ligação com qualquer partido político”, destacou o diretor.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina de Itajaí, Bruno Wensing Raimann, reforçou a importância do Sindicato no apoio ao médico durante toda sua carreira. “A todo momento estamos sujeitos a situações em que saber a quem recorrer é fundamental. O SIMESC se apresenta como um porto seguro, um local em que vocês poderão contar quando estiverem atuando na iniciativa pública ou privada”.

Durante o encontro, o diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, convidou os presentes para participarem do programa Acadêmico Integrado. "Este programa era um piloto, mas estamos expandindo para oferecer oportunidades a um maior número de estudantes de estarem mais perto do Sindicato. Por meio do Acadêmico Integrado, os acadêmicos de medicina podem ter acesso gratuitamente a pareceres e consultorias de nossas assessorias, além de descontos em comércios e serviços e participação em grupos de WhatsApp exclusivo para se manterem sempre informados", explicou o diretor.

 

Assessorias

O assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal, falou sobre os serviços que o médico tem à disposição quando é associado como defensoria civil, criminal e ética, jurídico trabalhista e previdenciário.  “Dados recentes mostram que 12% dos médicos brasileiros são processados. Ter uma assessoria de advogados especializados na defesa médica, como é a equipe do SIMESC, pode fazer toda a diferença no desfecho de um processo”, afirmou Rodrigo. 

 A jornalista Camila Spolti, alertou para o cuidado com a imagem nas redes sociais e com as normas do CFM “O médico é um profissional que precisa zelar pela sua credibilidade. Ficar atento ao conteúdo que é postado e se está de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina é bastante importante e nossa equipe pode auxiliar”.

A assessora contábil do SIMESC, Katiane Moro Silva explicou sobre o trabalho desenvolvido na orientação ao médico. “Elaboração da declaração do imposto de renda, dúvidas e orientações em abrir ou não uma empresa, folha de pagamento figuram entre as nossas atividades”.

A funcionária Marina da Silva informou que após a formatura os médicos estarão automaticamente filiados ao SIMESC por 90 dias, podendo utilizar dos serviços gratuitamente. “Após este período, para continuar filiado é necessária a confirmação de continuidade e por isso, pedimos que ao se inscrever no CRM, autorizem que seus dados sejam repassados ao sindicato para que possamos manter contato”.

Marina complementou que por apenas R$ 138 o semestre o estudante terá direito a todos os serviços do SIMESC. “É um apoio fundamental no início de carreira por um valor muito acessível”.


  •