#

BIGUAÇU: Honorários são pagos e SIMESC busca soluções para manter a escala de dois obstetras

Com o objetivo de encontrar soluções para o atraso no pagamento de médicos e a redução na escala dos obstetras do Hospital Regional Helmuth Nass, em Biguaçu, o presidente do SIMESC, Vanio Lisboa, e o secretário-geral, Cyro Soncini, acompanhados por assessorias do Sindicato, estiveram na unidade de saúde na quarta-feira (07/08). Eles conversaram com o diretor da entidade filantrópica São Camilo, que administra o hospital, Gabriel Scalcon, e participaram de uma outra reunião com obstetras e pediatras que, naquela ocasião, juntamente com outros profissionais, estavam com os atendimentos parcialmente suspensos.

Honorários em atraso

Segundo relato das médicas presentes, parte do repasse dos honorários referentes aos plantões de junho e julho estava em atraso. A situação também afetava outras especialidades, como clínicos, intensivistas, cirurgiões, ortopedistas, dentistas e fonoaudiólogos que prestam atendimento à maternidade.

Os representantes do SIMESC informaram que foi constatado que os pagamentos não foram realizados devido à falta de repasse do município ao hospital.  Após insistência com a prefeitura e apoio da Câmara de Vereadores, o pagamento seria realizado na quinta-feira (08/08). Conforme relatado pelos médicos, o pagamento foi efetivado na data estabelecida, e as atividades foram normalizadas.

Redução nas escalas de plantão

Além do atraso nos honorários, as obstetras estavam preocupadas com a retirada de um médico plantonista. Esse serviço é uma referência para 22 municípios, com um aumento constante no número de atendimentos (em média, 500 atendimentos somente na obstetrícia no mês passado).

"A situação é preocupante! Manter apenas um médico plantonista, que atenderia emergências, puerpério, partos, cesáreas e gestantes internadas, é inviável e coloca tanto o médico quanto a instituição e a população em risco. Como Sindicato, vamos buscar, junto à administração do hospital e outras instâncias, uma solução para este caso", disse o presidente Vânio Lisboa.

Ficou alinhado com o diretor Gabriel Salcon que uma reunião será realizada nos próximos dias e posteriormente, o SIMESC também fará uma reunião com os médicos do hospital. "Podemos não conseguir solucionar todas as demandas trazidas ao SIMESC, mas certamente não nos falta empenho e experiência para buscar os melhores resultados possíveis", afirmou o secretário Cyro Soncini.

O advogado Rodrigo Machado Leal ressaltou que os médicos filiados têm direito a Assessoria Jurídica 24 horas e, caso enfrentem qualquer situação adversa e urgente no plantão, devem entrar em contato com o SIMESC. O número disponível para contato é (48) 99621-8626.


  •