A Cerimônia de Despedida será realizada hoje (18), a partir das 9h, no Cemitério São Francisco de Assis, Itacorubi.
O SIMESC manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Armando José d’Acampora, ocorrido no dia 17 de novembro, aos 72 anos, em Florianópolis.
Médico de grande relevância, Dr. Armando deixa um legado imensurável para a medicina e para todos que tiveram a honra de conhecê-lo. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1978, sua trajetória foi marcada por um contínuo empenho pela excelência profissional e pelo avanço da ciência médica. Dr. Armando também se formou em Bioquímica (1975) e Farmácia (1974), ambas pela mesma instituição, além de obter o título de Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, em 1996.
Sua dedicação à medicina foi abrangente e multidisciplinar, tendo se destacado como Cirurgião Geral e Proctologista do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis, além de ser um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Seu compromisso com a formação de novos profissionais, como professor também foi um dos pilares de sua carreira, tendo contribuído de forma significativa para a evolução da técnica operatória e da cirurgia no Brasil.
Dr. Armando d’Acampora também se destacou por sua atuação como membro da Academia Desterrense de Letras e da Academia de Medicina de Santa Catarina, evidenciando seu amplo conhecimento e seu envolvimento com a cultura e a história de Santa Catarina. Sua perda é irreparável, não só para a medicina, mas para a sociedade catarinense, que se despede de um grande médico, mestre e cidadão.
Era casado com a médica anestesista Dra. Karin Elisa Schemes e pai da médica endocrinologista Dra. Ana Clara d’Acampora.
“É uma perda irreparável para a medicina catarinense. Dr. Armando José foi um ser humano incrível, profissional, gentil, cuidadoso e atencioso com todos a sua volta. Um grande exemplo a ser seguido por tudo que fez por nossa profissão. O SIMESC se solidariza com a família, amigos, colegas e ex-alunos neste momento de profunda dor. Seu legado jamais será esquecido”, disse o diretor de Comunicação e Imprensa do SIMESC, Renato Polli.