#

Médicos Peritos: SIMESC colhe reivindicações da categoria

No dia 27 de novembro, representantes do SIMESC participaram de uma reunião on-line com médicos peritos do Estado que compartilharam suas reivindicações sobre a atual situação da categoria.

Entre os pontos principais, destacaram-se a falta de médicos e o aumento da demanda de trabalho, especialmente com a implementação de atendimentos online. “É necessário concurso público para garantir a estabilidade dos profissionais. O processo seletivo realizado pelo governo, não tem sido suficiente para suprir as vagas de forma eficaz”, disse a diretora do SIMESC Regional Caçador e médica perita, Maria Lúcia Macedo Bertolini.

Os médicos peritos também relataram que, apesar da sobrecarga de trabalho, os salários permanecem congelados, sem reposição da inflação nos últimos anos e sem equiparação com os demais profissionais da perícia, mesmo sendo os médicos peritos os responsáveis por realizar em média, 80% das avaliações periciais.

Outro ponto de insatisfação foi a falta de segurança em algumas regiões como nas cidades de Tubarão e Laguna, por exemplo.

O presidente Vanio Lisboa destacou que as demandas necessitam de respostas e que o Sindicato irá solicitar uma audiência com o secretário de Administração, Vanio Boing. “As soluções que estão sendo tomadas pelo governo não estão atendendo os médicos e precisamos dialogar para buscar essas justas melhorias o mais rápido possível”.

“Importante primeiro começar com as vias administrativas, mas se necessário temos embasamento para judicializar”, acrescentou o assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal.


  •