Após pesquisa realizada com médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento da Barra, de Balneário Camboriú, diretores do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina reuniram-se, no dia 9 de dezembro, com representantes da FAHECE para conversar sobre as condições de trabalho da Unidade.
A pesquisa realizada pelo SIMESC colheu informações sobre questões relacionadas à remuneração, modelo de contratação, número de médicos e demais profissionais, condições de trabalho, repouso, alimentação e educação continuada.
O presidente do SIMESC, Vanio Lisboa, destacou a necessidade de um reajuste nos valores praticados para uma maior valorização do trabalho dos profissionais médicos que atuam na UPA da Barra. “Entendemos que há um contrato e está sendo cumprindo, com o pagamento em dia, mas os valores praticados estão defasados, pois correspondem a 2023 e já estamos chegando em 2025, ou seja, a remuneração não está acompanhando a inflação e o momento que vive nosso país. Nosso pedido é para que em fevereiro, após o fim do contrato emergencial, a próxima gestão exija um aporte financeiro maior para que consigamos ter a manutenção da qualidade do atendimento à população”.
O Superintendente da FAHECE, Douglas Alves Claudio, explicou que o compromisso com os profissionais tem sido cumprido desde que a organização social assumiu a gestão da UPA. “Entendemos que existe uma insatisfação em relação à remuneração, mas a FAHECE não entra em editais com riscos ou com aquilo que nós não possamos honrar com a nossa palavra. Desta forma, tem sido possível realizar os pagamentos sem nenhum problema de atraso”, comentou Douglas.
Ainda sobre a pesquisa, Douglas disse que a FAHECE é responsável pela mão de obra, EPI’s, uniformes e a gestão administrativa. “Outros assuntos precisam ser tratados diretamente com a Prefeitura de Balneário Camboriú”.
A diretora do SIMESC, Zulma Carpes, comentou que participou de todas as reuniões com os médicos da UPA. "Em todas elas, o SIMESC sempre reforçou junto aos médicos sobre a idoneidade da FAHECE".
O presidente da FAHECE, Alvin Laemmel, disse que está sempre à disposição para dialogar com o Sindicato e buscar, de forma conjunta, soluções que atendam às necessidades dos médicos e que contribuam para o fortalecimento da saúde das instituições administrada pela empresa.
A fim de esclarecer os assuntos abordados na pesquisa, a FAHECE enviou um ofício ao SIMESC com explicações sobre a gestão da Unidade. “Vamos analisar as respostas e conversar com os colegas para que juntos possamos garantir boas condições de trabalho e atendimento de qualidade à população de Balneário Camboriú”, concluiu Vanio.
Também participaram da reunião a Gerente de Gestão de Pessoas da FAHECE, Bianca Linhares Brasil, o Secretário Geral do SIMESC, Cyro Soncini, e o jornalista Eduardo Schmidt.
Confira a pesquisa AQUI.
Confira o Ofício 092/2024 AQUI.
Confira o Ofício nº 104/2024
AQUI.