#

UPA da Barra: SIMESC vai à FAHECE conversar sobre condições de trabalho da Unidade

Após pesquisa realizada com médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento da Barra, de Balneário Camboriú, diretores do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina reuniram-se, no dia 9 de dezembro, com representantes da FAHECE para conversar sobre as condições de trabalho da Unidade.

A pesquisa realizada pelo SIMESC colheu informações sobre questões relacionadas à remuneração, modelo de contratação, número de médicos e demais profissionais, condições de trabalho, repouso, alimentação e educação continuada.

O presidente do SIMESC, Vanio Lisboa, destacou a necessidade de um reajuste nos valores praticados para uma maior valorização do trabalho dos profissionais médicos que atuam na UPA da Barra. “Entendemos que há um contrato e está sendo cumprindo, com o pagamento em dia, mas os valores praticados estão defasados, pois correspondem a 2023 e já estamos chegando em 2025, ou seja, a remuneração não está acompanhando a inflação e o momento que vive nosso país. Nosso pedido é para que em fevereiro, após o fim do contrato emergencial, a próxima gestão exija um aporte financeiro maior para que consigamos ter a manutenção da qualidade do atendimento à população”.

O Superintendente da FAHECE, Douglas Alves Claudio, explicou que o compromisso com os profissionais tem sido cumprido desde que a organização social assumiu a gestão da UPA. “Entendemos que existe uma insatisfação em relação à remuneração, mas a FAHECE não entra em editais com riscos ou com aquilo que nós não possamos honrar com a nossa palavra. Desta forma, tem sido possível realizar os pagamentos sem nenhum problema de atraso”, comentou Douglas.

Ainda sobre a pesquisa, Douglas disse que a FAHECE é responsável pela mão de obra, EPI’s, uniformes e a gestão administrativa. “Outros assuntos precisam ser tratados diretamente com a Prefeitura de Balneário Camboriú”.

A diretora do SIMESC, Zulma Carpes, comentou que participou de todas as reuniões com os médicos da UPA. "Em todas elas, o SIMESC sempre reforçou junto aos médicos sobre a idoneidade da FAHECE".

O presidente da FAHECE, Alvin Laemmel, disse que está sempre à disposição para dialogar com o Sindicato e buscar, de forma conjunta, soluções que atendam às necessidades dos médicos e que contribuam para o fortalecimento da saúde das instituições administrada pela empresa.

A fim de esclarecer os assuntos abordados na pesquisa, a FAHECE enviou um ofício ao SIMESC com explicações sobre a gestão da Unidade. “Vamos analisar as respostas e conversar com os colegas para que juntos possamos garantir boas condições de trabalho e atendimento de qualidade à população de Balneário Camboriú”, concluiu Vanio.

Também participaram da reunião a Gerente de Gestão de Pessoas da FAHECE, Bianca Linhares Brasil, o Secretário Geral do SIMESC, Cyro Soncini, e o jornalista Eduardo Schmidt.

 

Confira a pesquisa AQUI.

 

Confira o Ofício 092/2024 AQUI.

 

Confira o Ofício nº 104/2024 AQUI.
  •