#

SIMESC reúne-se com Secretária de Saúde de Balneário Camboriú

Na tarde de quinta-feira, 30 de janeiro, dirigentes do SIMESC estiveram reunidos com a Secretária Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, para tratar de assuntos relacionados à UPA da Barra. O encontro foi realizado na sede do SIMESC de Balneário Camboriú/Itajaí.

Em fevereiro, encerrar-se-ão os seis meses do contrato temporário em caráter emergencial da FAHECE, que assumiu a unidade após os médicos não estarem recebendo seus salários da antiga gestora - Orion Saúde.

“Com o fim deste período, temos grande preocupação em relação a nova administração, para que os médicos não voltem a sofrer os mesmos problemas enfrentados na gestão Orion, na qual o SIMESC move ação judicial para a regularização dos valores devidos. A FAHECE tem honrado seu compromisso e nosso desejo é que, independentemente da empresa que assumir, haja fiscalização por parte da prefeitura e sejam oferecidas boas condições de trabalho”, disse o Secretário Geral do SIMESC, Cyro Soncini.

A Secretária Aline Leal disse que o contrato com a FAHECE está sendo renovado, e que haverá tempo no futuro para interagir e debater ajustes e melhorias.

A tesoureira do SIMESC Balneário Camboriú, Priscila Daflon, pediu atenção a Secretaria de Saúde em relação ao direito a condições mínimas de trabalho. “Ainda que como Entidade nós não sejamos a favor da contratação PJ, temos o entendimento de que já é algo estabelecido e, portanto, nosso pedido é que nos editais da prefeitura sejam contempladas algumas garantias para que o médico possa ter um pouco mais de segurança e estabilidade, como um valor mínimo de remuneração para os profissionais, período de recesso sem perder o posto, repouso médico, alimentação e número suficiente de médicos durante a temporada de verão, pois tem semanas que a população de Balneário chega a duplicar e a unidade fica sobrecarregada”, disse Priscila.

A Secretária Aline explicou que o novo edital contempla a questão da sazonalidade. “Nossa gestão, que assumiu em janeiro deste ano, tem profundo conhecimento sobre esse problema e pretende resolver o mais breve possível, com transparência e atendendo às necessidades de cada unidade de saúde da cidade”, comentou Aline.

O reajuste do valor da hora plantão, que é reivindicado pelos médicos, também foi um pedido feito pelo SIMESC, a fim de valorizar os profissionais de saúde. “Entendemos que há uma defasagem no valor da hora plantão, que sofreu um decréscimo quando a FAHECE assumiu, e nossa luta é para que haja um reajuste, pois isso garante uma estabilidade maior para os profissionais e um menor risco de evasão de médicos para outras cidades”, disse a presidente do SIMESC Balneário Camboriú, Silvia Carvalho de Mattos.

A Secretária Aline disse que pretende fazer uma gestão transparente e dialogar com as entidades para garantir boas condições de trabalho para os profissionais da saúde e consequentemente para a população de Balneário Camboriú. “Nosso trabalho é de sempre fiscalizar as unidades e honrar nossos compromissos, para que não sejam repetidos os mesmos erros do passado, principalmente em relação à falta de pagamentos de salários. Nossos editais serão feitos com o interesse em garantir boas condições aos profissionais de saúde, mas também com responsabilidade para que nada fuja do nosso alcance. Em relação ao edital da UPA da Barra, acredito que possa ser construído junto com as entidades e o SIMESC pode auxiliar em sua formalização, pois acredito que desta forma todos nós temos a ganhar”.

O presidente do SIMESC Itajaí, Mauro César Machado, agradeceu a visita da Secretária e destacou a importância do diálogo entre as instituições. “Ainda que se imagine que sindicato seja sinônimo de conflito, nossa Entidade preza sempre pelo diálogo. Temos nos empenhado neste início de ano em conversar com as autoridades de saúde municipais pois entendemos que a resolução de pequenas dificuldades evita problemas maiores no futuro. O SIMESC está sempre de portas abertas e desejamos uma excelente gestão a frente da Secretaria de Saúde”.

Também participaram da reunião a diretora de Apoio ao Graduando em Medicina, Glaucia Ribeiro, o assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Leal, a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Vanderleia Batista, o jornalista Eduardo Schmidt, o coordenador adjunto do SIMESC, Jean Proencio, e a funcionária regional, Rafaelli Candido.


  •