É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da médica filiada Maria Marlene de Souza Pires, no dia 19 de agosto, aos 76 anos, em Florianópolis.
Professora titular do Departamento de Pediatria da UFSC e acadêmica titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), foi doutora em Medicina pela USP, com especialização em Nutrologia Pediátrica. Implantou o Serviço de Nutrologia Pediátrica no HIJG e contribuiu para a criação das residências de Pediatria no HU/UFSC. Como docente do PPGCM/UFSC, orientou mestres e doutores, consolidando sua atuação no ensino e na pesquisa. Em 2021, foi eleita para a Cadeira 16 da ABP, em reconhecimento a quatro décadas de dedicação à puericultura, à nutrologia e à formação médica. Autora de capítulos no Tratado de Pediatria e em diversas publicações, coordenou o MENULab da UFSC e integrou o Laboratório de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes do Centro Tecnológico.
“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento da professora Maria Marlene de Souza Pires, uma médica que marcou gerações pela sua dedicação à pediatria, à pesquisa e ao ensino. Sua trajetória é motivo de orgulho para a medicina catarinense e para todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Em nome do SIMESC, agradecemos pelos anos de confiança e fidelidade ao nosso Sindicato e prestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, colegas e alunos que hoje sentem a sua partida”, disse o diretor de Comunicação e Imprensa, Renato Polli.
Fonte: UFSC