Confira o álbum de fotos AQUI.
O Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc) realizou, em 26 de setembro, o primeiro dia de programação da 25ª edição do Fórum de Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), o principal espaço de debate da categoria no Estado. O encontro, realizado na sede do CRM-SC, em Florianópolis, segue até 27 de setembro, reunindo médicos e lideranças para discutir prática médica, gestão em saúde e os desafios da profissão.
A primeira exposição foi apresentada por Fábio Siniquelli, 3º vice-presidente do CRM-SC, e teve como tema a nova Resolução CFM nº 2.434/2025. “Temos um claro desequilíbrio entre formados e vagas de residência. A Resolução 2.434/2025 reforça coordenação, supervisão presencial e segurança do paciente nos cenários de prática. Mesmo com a judicialização de pontos, o objetivo permanece de qualificar a graduação, dar transparência aos campos de estágio e responsabilizar quem coordena o ensino”, afirmou.
Em seguida, Antônio Reis de Sá Júnior expôs sobre o (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed), o Exame Nacional de Residência Médica (Enare) e a avaliação de proficiência: “O exame nacional evolui para medir conhecimentos, habilidades e atitudes em cenários centrados na atenção primária e nas urgências. A tendência é integrar resultados a processos seletivos de residência e, no futuro, consolidar uma proficiência mínima para proteger o cuidado”.
A terceira exposição foi apresentada pelo presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Fernando Luiz de Mendonça e tratou do Programa Mais Especialistas, do governo federal. “Ampliar vagas sem lastro de preceptoria, serviço e qualidade é empilhar números. Precisamos formar especialistas onde a sociedade precisa, com supervisão robusta, interiorização responsável e compromisso com resultados em saúde”.
Inteligência artificial na medicina: o futuro já começou?
A palestra de abertura oficial abordou a inteligência artificial na medicina, com Leonardo Fernandes de Souza Aguiar, cirurgião plástico e referência em tecnologias exponenciais. “Tecnologia só faz sentido quando amplia evidência, segurança e humanidade. A IA não substitui o médico; potencializa quem decide com dados e prática com empatia”.
Para o presidente do SIMESC, Vanio Lisboa, o alinhamento das entidades é um diferencial de Santa Catarina. “Ver os representantes das entidades médicas, colegas médicos e estudantes de medicina sentados à mesma mesa, em defesa da formação de qualidade e da segurança do médico e do paciente, mostra a força do nosso Estado”, avaliou o presidente.
“O Cosemesc cumpre sua missão ao promover um diálogo técnico, plural e responsável. Esta edição reforça que o futuro será mais tecnológico e, por isso mesmo, precisa ser mais humano e ético”, destacou Andrea Antunes Caldeira de Andrada Ferreira, coordenadora do Cosemesc e presidente do CRM-SC.
Sobre o Cosemesc
O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc) é formado por representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc) e Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul).