#

COSEMESC mantém ofensiva por remuneração e se posiciona sobre Enamed

A segunda reunião do Conselho Superior de Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) em 2026 foi realizada no dia 10 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), em Florianópolis, dando continuidade à agenda estratégica iniciada no mês anterior.

Coordenado por Vanio Lisboa, o encontro avançou em temas centrais para a categoria, com destaque para a remuneração médica, os desdobramentos judiciais envolvendo a GDPM e a RPM e a qualidade da formação médica em Santa Catarina. O deputado estadual Vicente Caropreso foi o convidado dessa reunião.

No campo remuneratório e jurídico, o COSEMESC aprofundou a análise do cenário atual, avaliando os impactos das discussões em curso sobre a remuneração médica e os reflexos previdenciários da GDPM. O tema foi tratado como prioridade pelas entidades, com alinhamento interno quanto à condução institucional frente às ações judiciais em andamento e às tratativas com o governo estadual.

Outro eixo relevante foi a formação médica. Diante dos resultados insatisfatórios no exame nacional de avaliação, o COSEMESC decidiu intensificar a atuação junto às faculdades com desempenho insatisfatório, organização de agenda de trabalho, diálogo com reitores e coordenadores e cobrança de mudanças estruturais que assegurem qualidade na formação dos futuros médicos.

Ao final, Vanio Lisboa reforçou que o COSEMESC seguirá atuando de forma firme, articulada e técnica, unindo as entidades médicas catarinenses na defesa da valorização profissional, da autonomia médica e da qualidade da assistência à população.

A próxima reunião foi agendada para março, com a remuneração médica novamente como pauta central e a confirmação da data do Fórum de Entidades Médica (Femesc), para junho, em Joinville.


  •