#

SIMESC reúne-se com residentes em Brusque

Na noite de terça-feira, 6 de agosto, representantes do SIMESC estiveram presentes em Brusque, em reunião com membros da Regional Brusque, Associação Brusquense de Medicina (ABM), residentes do Hospital Azambuja e o presidente da Associação Catarinense de Médicos Residentes (ACMR), Maykon Madeira.

A reunião teve como objetivo estreitar o vínculo entre as instituições e os médicos residentes. O diretor de Apoio ao Pós-Graduando em Medicina do Sindicato, Douglas Muniz Barbosa, comenta a importância dessa parceria: “A residência é um período curto e essa ligação dos residentes com as entidades acaba não acontecendo em decorrência dessa passagem rápida dos médios por esse estágio da carreira profissional. O que não significa que não existe a necessidade de ter um suporte”. O diretor destaca que o SIMESC tem feito contatos para empossar em breve em todas as regionais em que há residência médica, um diretor da área, contemplando dessa maneira a alteração estatutária promovida em julho pelos dirigentes sindicais.

O presidente da ACMR, Maykon Madeira, apresentou a entidade que dirige e comentou sobre o histórico da residência médica no Brasil, os direitos dos residentes e também as principais reivindicações da ACMR como, por exemplo, o plano de carreira nacional para médicos do SUS e fiscalização imediata de todos os programas antes da abertura de novas vagas. “A nossa luta é pela melhoria da residência médica, pela fiscalização, por maior valorização do médico residente”, enfatiza Maykon.

Entre os principais benefícios da parceria entre SIMESC e ACMR, está a Assessoria Jurídica. Este é um benefício que todo médico recém-formado ou médico residente, filiado ao SIMESC, poderá acionar a qualquer momento. “O Sindicato oferece serviço especializado na área médica que, por sua vez, tem um custo-benefício muito melhor se comparado a um serviço especializado particular”, comenta Vanessa Lisboa, advogada do SIMESC.

Participaram também da reunião o presidente da Associação Brusquense de Medicina, Marco A. Cortelazzo, o presidente da Regional Brusque, Humberto Teruo Eto, o tesoureiro da Regional Brusque, Charles Machado e o jornalista Eduardo Schmidt.


  •