#

Parabéns, SIMESC!

Ouça o Momento SIMESC AQUI

Quando fizemos o planejamento para o ano de 2020, assim como a grande maioria dos cidadãos, não esperávamos uma mudança drástica de planos e de rotina de nossas vidas.

Esperávamos para 2020 um avanço substancial em nossas ações em defesa dos médicos catarinenses. O planejamento incluía ampliar a aproximação com os estudantes de Medicina. Reforçar a nossa parceria com a Associação Catarinense dos Médicos Residentes. A ideia também era realizar cursos, palestras, reuniões r atendimento aos médicos em todas as regiões do Estado.

Fomos surpreendidos! Os planos mudaram com a pandemia do Coronavírus, que não tem poupado nem os países mais ricos e organizados.

Tivemos que mudar! Tivemos que nos adaptar a uma rotina muito diferenciada.

Os médicos que estão na linha de frente estão tendo que se habituar a uma nova rotina de cuidados e proteção. Estão tendo que lidar com uma doença gravíssima e ainda desconhecida. Estão lidando com pacientes que também estão confusos. Estão lidando com a proximidade de uma infecção que apesar de agravar-se nos de mais idade e com comorbidades, não tem poupado de jogar milhares de brasileiros no fundo do leito de hospital.

Tivemos que nos remodelar durante o período de isolamento social. Também não sabíamos o que fazer. Iniciamos negociações com gestores que somente projetavam sem crença, o que estava por vir.

De imediato, decidimos acatar a orientação das autoridades oficiais e aderimos ao isolamento e ao cumprimento das regras. E se há regras, iniciamos nossa cobrança para que fossem cumpridas: exigimos a distribuição de equipamentos de proteção individual de qualidade a todos os médicos, estamos em negociação com várias entidades públicas e privadas para o pagamento da insalubridade nesse período, estamos atentos a profissionais que estão sendo forçados a trabalhar mesmo pertencendo a grupos de risco.

Enquanto tivemos que manter nossas portas fechadas em Florianópolis e em nossas sedes regionais e sedes parceiras, ampliamos nossos canais de comunicação. Mais telefones para atender as demandas dos médicos seja com os dirigentes ou com assessores jurídicos. Colocamos funcionários e assessores em trabalho de casa para que ninguém ficasse desassistido.

Enquanto os dias passaram, identificamos a urgência de um seguro de vida para os médicos. Reuniões com os representantes da nossa Central de Seguros foi o primeiro passo para as negociações findarem e desde o dia 1º de maio, os médicos filiados e em dia com o SIMESC que ainda não completaram 72 anos, estão segurados em caso de morte pela Covid-19.

No ano que completamos 39 anos também planejamos uma grande celebração. Iríamos homenagear os médicos com o título de Sócio Vitalício e agradecê-los por acreditarem em nosso trabalho e estarem há tanto tempo conosco nessa jornada. Iríamos estruturar a Diretoria Regional Concórdia e empossar sua diretoria.

Também tivemos que mudar de rota.

O momento é de agradecer. A cada diretor passado e aos que cumprem mandato que ajudaram a construir a história sólida e consolidada do SIMESC. A cada funcionário que não poupou esforços para que chegássemos até aqui. A cada assessor que tem ajudado a construir a imagem de um dos sindicatos de médicos mais fortes, atuantes e respeitados do Brasil.

E o nosso grande agradecimento vai aos médicos. Para os que estão expondo suas vidas no combate ao Coronavírus e principalmente, aos que mantém a filiação ao SIMESC durante anos. Aos novos que chegam por serem recém-formado, médicos em residência, os que optaram por vir morar em nosso belo e rico Estado e aos que mudaram de ideia e se associam para contribuir com nossas atividades. Aos mais experientes, que não nos deixam mesmo muitas vezes, sem precisar um único serviço disponibilizado por nós.

Obrigado. Os parabéns dessa vez são para quem ajuda a manter o nosso SIMESC fortalecido.

A Diretoria 


  •