#

Setembro Verde: o SIMESC apoia essa campanha!

O Sindicato dos Médicos de Santa Catarina apoia a Campanha Setembro Verde, idealizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), que durante todo o mês conscientiza a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de intestino.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino no Brasil figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre os homens. Além da predisposição genética, este câncer tem relação com o estilo de vida, acometendo na maioria das vezes pessoas que consomem muita carne vermelha e processada, comem poucas frutas, legumes e verduras, são obesos e sedentários, consomem álcool e fumam.

A SCCP orienta o exame preventivo em pessoas acima dos 50 anos, idade onde existe a maior prevalência do tumor se manifestar. Mas em casos de indivíduos que tenham histórico familiar, o recomendado é procurar um especialista ao completar 40 anos de idade.

O câncer de colo e reto geralmente não apresentam sintomas em sua fase inicial. Em estágios avançados, pode ser identificada a perda de sangue nas fezes, dor abdominal, alteração do ritmo intestinal, emagrecimento, náuseas, vômitos e anemia não explicados por outras causas.

Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino que leva tempo para se desenvolver e por isso a importância da prevenção: é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno.

Se você tem algum destes sintomas ou mais de 50 anos procure um especialista. Em tempos de pandemia do Coronavírus, é ainda mais importante reforçar a importância de buscar o diagnóstico precoce, haja vista o receio da população em procurar um hospital para identificar outros tipos de sintomas. Cuide de sua saúde como um todo!

 

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br


  •