#

Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno

Ouça o Momento SIMESC AQUI.

O Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do período, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida por simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno com o objetivo de promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais, incentivando assim, a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Também contribui com a saúde da mãe, com redução das chances de câncer de mama, ovário e endométrio.


  •