#

Fotografias de mães negras integram exposição gratuita em Florianópolis

“A Cor do Amor” pode ser visitada no boulevard do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares

 

Fotografias de mulheres negras, em especial residentes em comunidades de Florianópolis, integram a exposição “A Cor do Amor”, que será aberta para visitação gratuita no dia 13 de agosto no boulevard do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis.

De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Jacques da Costa Monguilhott, que é docente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis, a mostra é fruto de um projeto de extensão denominado “Superando Desigualdades de Cor/Raça Para Uma Experiência Positiva de Gestação e Parto”, desenvolvido no primeiro semestre de 2021.

“Desde 2017 oferecemos encontros gratuitos para gestantes e casais grávidos e chama atenção a pouca participação de gestantes negras, apesar dos esforços para divulgação das atividades. Da mesma forma, é perceptível a diferença no número de fotos e vídeos que encontramos de mulheres não brancas durante a gestação e o trabalho de parto, parto e pós-parto, quando comparado às mulheres brancas”, destaca a coordenadora.

Juliana ressalta que o projeto de extensão tem como objetivo reduzir desigualdades e ampliar o acesso de gestantes negras às orientações no pré-natal, construção do plano de parto, e registro fotográfico de momentos da gestação, trabalho de parto, parto e/ou pós-parto.

“Para a realização da exposição contamos com a colaboração de um time de docentes, discentes, voluntários e parceiros. E o resultado são lindos registros de mulheres e seus bebês que podem ser vistas no MULTI”, completa.

A mostra é composta por 28 fotografias que foram clicadas por Bárbara de Oliveira Turatti, Cyntia Maria da Costa Matias, Odara Cris, Clara Fernandes e Valéria Bomtempo Martins. Todas fizeram o trabalho de maneira voluntária.

A exposição “A Cor do Amor” poderá ser visitada de 13 de agosto a 13 de setembro de 2021, no boulevard do MULTI Open Shopping, que fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC. O horário de visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h.

 

Equipe executora:

Coordenação: Juliana Jacques da Costa Monguilhott

Membros docentes: Inácio Alberto Pereira Costa; Juliana Fernandes da Nóbrega; Rosane Aparecida do Prado; Suelen dos Santos Saraiva; e Vanessa Luiza Tuono Jardim.

Membros discentes: Juan Henry Garcia Mayaute, Júlia Fritsch Nicaretta, Bianca Priscila Kahler, Larissa Helena Pinho, Cinthia Costa Casotti e Fernanda João da Rosa.

 

Parceiros:

Enfermeira Obstetra: Franciele Volpato

Maquiagem: Janaina Vieira e equipe

Projeto Cidades invisíveis – gerando impacto social

Arte Íntima – pijamas e lingerie

Forma de Mãe – roupas para gestar e amamentar

 

Serviço: Exposição “A Cor do Amor”

Data: 13 de agosto a 13 de setembro de 2021

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos, das 12h às 20h

Local: Boulevard do MULTI Open Shopping - Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC

Entrada gratuita


  •