#

IML: SIMESC apresenta reivindicações em reunião com IGP

Representantes do SIMESC e o deputado estadual Vicente Caropreso, estiveram reunidos na quarta-feira (15/09), com a diretoria do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Instituto Médico Legal (IML) para discutirem o Ofício nº 27/2021 (leia aqui) enviado pelo Sindicato dos Médicos que apresenta reivindicações dos médicos legistas do Estado.

 

Sobre os pontos apresentados os gestores esclareceram que:

Contratação de médicos: IGP aguarda autorização do Estado para chamar os aprovados no concurso vigente. Documento foi enviado para que sejam chamados 21 médicos peritos para o nível 1, mas o número de vagas será estabelecido pelo Estado que deve levar em conta a necessidade também de contratação de outros técnicos. Até 2019 foram chamados 29 peritos médicos legistas, o dobro do que previa o concurso.

Contratação de técnicos: Direção está pleiteando com o governador, da mesma forma que tem atuado na pauta dos médicos. Pretendem realizar contratações ainda neste ano.

Melhorias nas acomodações e melhorias na limpeza/vigilância:  IGP tem cronograma de obras que contempla 14 unidades do IML. Estão com projeto de reforma em andamento em Concórdia, São Miguel do Oeste, Porto União, Caçador e Tubarão. São necessárias aprovações de órgãos sanitários, prefeituras, licitação para contratação de empresas que prolongam o prazo. O IGP está ciente da necessidade de melhorias e tem procurado implementar dentro das possibilidades. Sobre limpeza e vigilância, estão buscando melhorar o serviço que era geral para todo o IGP e eles devem ser únicos para cada unidade.

Alteração da contagem da hora de trabalho em regime de sobreaviso para 1/2 da hora regular - ponto sem convergência, pois afetaria outras áreas da Segurança Pública.

 

“Entendemos que o IGP precisa seguir os trâmites burocráticos, mas vamos seguir acompanhando e cobrando as melhorias em favor do médico. A abertura para o diálogo e o interesse em esclarecer as informações é um fator bastante positivo”, avalia o diretor de patrimônio do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa.

Também participaram da reunião Cyro Soncini (presidente do SIMESC), Júlio Freiberger Fernandes (perito geral adjunto IGP), Douglas de Oliveira Balen (assessor do perito geral adjunto), Lilian Novello (diretora IML) e Vicente Caropreso (único deputado estadual médico em SC).

 

Foto: Rodrigo Machado


  •