#

SIMESC e ABM realizam mesa redonda on-line em alusão ao Outubro Rosa

No dia 13 de outubro, o SIMESC Regional Brusque e a Associação Brusquense de Medicina (ABM) promoveram um evento on-line com o tema Prevenção ao Câncer de Mama, em alusão ao Outubro Rosa, uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O presidente da ABM, o médico radiologista Gustavo Correia, explicou que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com exceção do câncer de pele, e estima-se que uma em cada oito mulheres desenvolverá a doença ao longo da vida. “É uma estimativa muito preocupante, por isso a importância de estarmos aqui falando a respeito desse tema para que as pessoas possam entender como prevenir e rastrear o câncer”, comenta Gustavo.

Mauro Cesar Flores, médico ginecologista e presidente do SIMESC Regional Brusque, chamou a atenção para a importância do autoexame. “Eu sempre recomendo nas minhas consultas o autoexame. Tenho a percepção que a maioria só se dá conta quando sente alguma dor ou desconforto. É muito importante termos esse compromisso de orientar as mulheres para esse procedimento que é simples, sem custo e que pode ser feito inúmeras vezes”, explica.

O médico mastologista, Marco Antonio Cortelazzo, comentou sobre a importância de se adquirir bons hábitos para diminuir o risco de câncer. “Está cada vez mais comum a presença do câncer de mama em mulheres jovens, o que antes não acontecia. E isso tem muito a ver com os nossos hábitos, como a questão da obesidade. Um indivíduo não obeso tem 30% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer, inclusive o câncer de mama. Uma alimentação saudável e a prática de atividade física são essenciais para a prevenção de qualquer tipo de câncer”.

O evento teve o apoio da TV Brusque, que transmitiu ao vivo pelas plataformas do YouTube e Facebook, e também do jornal O Município, que transmitiu ao vivo pelo Facebook.

Assista ao debate completo:


  •