#

Justiça catarinense considera lícita a manutenção da atividade noutro vínculo do servidor público aposentado

Decisão liminar da vara da Fazenda Pública de Florianópolis considera que o médico aposentado no serviço pela modalidade da aposentadoria especial não precisa necessariamente deixar de trabalhar noutro vínculo que eventualmente acumula. A decisão foi em demanda de médico aposentado pelo IPREV/SES que mantinha outro vínculo público com município catarinense. 

Segundo o entendimento do IPREV, a aposentadoria especial exigiria que o médico se comprometesse a deixar de atuar noutro vinculo que mantenha, sob o argumento de que o STF, ao julgar o tema de repercussão geral nº 709 teria implicado nessa vedação.

Entretanto, ao contrário do posicionamento da autarquia, a norma constitucional prevê a cumulação lícita de cargos públicos para algumas categorias profissionais, dentre os quais o médico se enquadra. Logo, diante da norma constitucional, não pode o poder público considerar aplicável a norma do RGPS/INSS, que expressamente limita a permanência na atividade quando se falar de aposentadoria especial. Isso porque este raciocínio só se dá em relação à aposentadoria especial na atividade privada (INSS). 

Nunca é demais lembrar que o SIMESC sugeriu proposta de emenda ao projeto legislativo, que, impulsionada pelo deputado Vicente Caropreso, culminou com a exclusão desta vedação do texto originário do projeto de reforma da previdência. Isso denota a intenção clara do legislador de permitir a continuidade da atividade do médico após aposentar-se pela aposentadoria especial em algum dos vínculos que possui.

A decisão é liminar, mas o SIMESC confia que o poder judiciário ratificará essa decisão em definitivo, promovendo à categoria salutar justiça.

Mais informações? Faça contato pelo e-mail simesc@simesc.org.br ou pelo telefone, em horário comercial 0800 644 1060. 


  •