#

Formandos em Medicina da Unisul Tubarão conhecem o SIMESC

Os formandos em Medicina da Unisul Tubarão conheceram no dia 29 de setembro um pouco sobre as atividades do SIMESC por meio de uma reunião promovida pela Entidade, no auditório da Universidade.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, iniciou o encontro explicando as diferenças das atribuições das Entidades Médicas e destacou que o SIMESC é quem representa legalmente o médico. “É o Sindicato quem irá defender e buscar melhores condições de trabalho e salariais para os médicos, além de negociação com planos de saúde, entre outros. É por isso que fazemos questão que vocês nos conheçam antes de começarem a atividade profissional”.

A Assessora Jurídica, Vanessa Lisboa, ressaltou a importância da Assessoria Jurídica na prevenção e defesa do médico que pode ser tanto no Conselho Regional de Medicina, como nas esferas cível e criminal. “O crescimento de processos contra médicos é uma realidade e os recém-formados ou residentes devem nos procurar não somente na iminência de sofrer um processo judicial mas também preventivamente. A assessoria jurídica do SIMESC conta uma defensoria médica 24 horas, todos os dias, para atender qualquer tipo de demanda não corriqueira da atividade médica profissional a todos os médicos filiados”, explicou.

O advogado trabalhista Ismael de Carvalho explicou sobre as possíveis formas de contratação de médicos.“O médico pode ser um profissional liberal, uma pessoa jurídica ou um profissional contratado via CLT. É de suma importância que ele tenha conhecimento sobre essas formas de contratação, principalmente no que se refere a pessoa jurídica, pois é uma realidade que os médicos vivem neste momento e precisam estar cientes de suas garantias”.

A Assessora de Comunicação, Camila Spolti Pereira, alertou os formandos sobre os cuidados relacionados à publicidade e propaganda. “Existem normas do Conselho Federal de Medicina e nós somos capacitados para orientar nesta questão e estamos à disposição dos filiados”.

A 1ª tesoureira, Juliane Ferrari, enfatizou que é filiada ao SIMESC desde a sua formação e convidou os estudantes para também fazerem parte. “Os médicos recém-formados se tornam filiados automaticamente para usar os serviços do Sindicato por 90 dias, a contar da inscrição no Conselho Regional de Medicina. Após esse período, e até completar dois anos de formado, o valor equivale a 20% do total da semestralidade. Convidamos a todos a se manterem filiados para continuarem usando os serviços e auxiliar em um Sindicato mais forte”, comenta.


  •