#

SIMESC celebra Dia do Médico com palestras em Joinville

Galeria de fotos AQUI

O Dia do Médico, 18 de outubro, foi celebrado em Joinville com um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde que contou com a participação das Diretorias Executiva e Regional do SIMESC. Aproximadamente 200 médicos participaram do encontro, na PUC, divididos nos períodos matutino e vespertino. 

O psiquiatra e diretor do SIMESC, Mário Maluf, abriu a programação com uma palestra sobre Síndrome de Burnout e alertou os colegas sobre a importância de entenderem seus limites e buscarem ajuda quando perceberem esgotamento profissional. “Infelizmente o médico costuma não dar atenção aos sintomas e é a profissão que mais comete suicídios no mundo. Estar infeliz com o trabalho, com a vida, ou aceitar uma qualidade de vida ruim não pode ser uma opção”, disse. 

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, lembrou que a Entidade é aliada do médico e é quem poderá auxiliá-lo em melhorias de condições de trabalho, remuneração adequada, entre outras questões que muitas vezes são as responsáveis pelo adoecimento dos médicos. “O SIMESC tem contribuído nestes 40 anos de atividades com muitos médicos pelo Estado, mas para que possamos ser ainda mais atuantes precisamos ser provocados com as demandas da categoria. Os médicos de Joinville têm à disposição uma diretoria regional e uma sede física que devem ser utilizadas”, afirmou.  

Os advogados do SIMESC Rodrigo Machado Leal e Kleber Coelho, lembraram que o SIMESC conta com assessorias especializadas para auxiliar os médicos nas mais diversas áreas como defensoria civil, criminal, trabalhista, planejamento previdenciário, assessoria contábil e de comunicação. "Disponibilizamos um advogado de plantão 24 horas por dia para orientar os filiados em situações emergenciais”, ressaltou Rodrigo. 

Uma das idealizadoras do evento e diretora do SIMESC Regional Joinville, Martha Artilheiro, complementou que percebe como o médico muitas vezes se vê fragilizado em algumas situações de trabalho e por isso avalia importante que ele esteja próximo e bem orientado pelo Sindicato. “Precisamos nos reunir, nos conhecer, e saber que no Sindicato teremos a orientação correta de qual a melhor atitude para determinados casos.  O médico precisa contar com quem está disponível para defendê-lo e ajudá-lo”, comentou.  

A Diretora Técnica, Amanda Merki, encerrou a programação de palestras fazendo uma reflexão sobre o poder do conhecimento, a relevância da ciência e a necessidade de o médico entender o seu propósito na profissão. 

Também integraram a comitiva do SIMESC os diretores Vânio Cardoso Lisboa e Odi José Oleiniscki. Participaram ainda os dirigentes Tanise Balvedi Damas e os diretores Regionais Conrado Roberto Hoffmann Filho e Cassiano Ucker. 

 

Reunião Sindical  

Na noite anterior, 17 de outubro, a diretoria do SIMESC reuniu-se com médicos filiados no hotel Bourbon, em Joinville, para atualizar ações da Entidade. 

O presidente, Cyro Soncini, informou que sobre o SAMU, o SIMESC aguarda os desdobramentos da justiça que respondeu favorável aos médicos na ação promovida pelo Sindicato que cobrava da empresa OZZ Saúde os valores devidos após a rescisão. “Uma outra boa notícia é que a ação do Ministério Público do Trabalho contra a OZZ busca a responsabilização do Estado pelos créditos devidos, o que pode levar ao pagamento dos valores por precatório, no futuro”.  

Outro tema comentado foi sobre a Retribuição da Produtividade Médica dos médicos da Secretaria de Estado da Saúde que contemplou ajustes, mas necessita de mais algumas correções. “É um assunto complexo que o SIMESC tem participado juntamente com a SES e passadas as eleições a ideia é voltar a tratar sobre esta situação”. 

O Diretor de Apoio ao Graduando, Odi José Oleiniscki, lembrou aos dirigentes a necessidade de se manter o diálogo com os formandos em medicina de Joinville. “Os jovens precisam entrar no mercado de trabalho sabendo que podem contar com o Sindicato e para isso as reuniões periódicas são fundamentais”.

O Diretor de Patrimônio, Vânio Cardoso Lisboa, acrescentou   os serviços oferecidos aos filiados como Assessoria de Comunicação, Imprensa, Jurídica e Previdenciária. “O SIMESC é completo e o médico que está junto conosco têm muitos benefícios pessoais, além do fortalecimento da categoria”.

"Agradecemos o desprendimento dos dirigentes de Florianópolis que se deslocaram até Joinville para uma maior proximidade com os médicos neste mês especial de comemoração ao Dia do Médico", encerrou o presidente SIMESC Regional Joinville, Conrado Roberto Hoffmann Filho.

Além da comitiva de Florianópolis, participaram da reunião os diretores Tanise Balvedi Damas, Suzana Maria Menezes de Almeida , Cassiano Ucker e Martha Artilheiro.


  •