#

Nova secretária de saúde do Estado é pauta da reunião do COSEMESC

Na terça-feira, dia 6 de dezembro, foi realizada a última reunião do COSEMESC no ano de 2022. Na pauta, a confirmação de Carmen Zanotto para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nomeada pelo Governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Zanotto assume a pasta a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini comenta que tem boas expectativas para a nova gestão e que priorizará o diálogo para tratar das demandas dos profissionais ligados à SES. “A Carmen é alguém que conhece da área, ocupou este cargo em outro momento e nós temos um bom relacionamento com ela. Após tomar posse em janeiro, nossa intenção é marcarmos uma reunião ainda no primeiro trimestre do ano”.

Licínio Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), também enxerga com bons olhos a nomeação de Zanotto e fala sobre a importância de estreitar laços para conversar sobre as principais reivindicações da classe médica. “Desejamos que a nova secretária tenha sucesso em sua gestão e que possamos ter uma boa relação durante esse período. É interessante que as entidades médicas conversem sobre quais são as principais demandas nas quais podemos levar à secretaria e iniciar o debate durante os primeiros meses de 2023.
 

SMS Florianópolis

No dia 1º de dezembro, a Dra. Cristina Pires Pauluci foi empossada a nova Secretária Municipal de Saúde, evento realizado no auditório da SMS. Médica que atuou muitos anos no movimento sindicalista, Cristina assume o cargo da gestão de Topázio Vieira Neto (PSD), atual prefeito de Florianópolis. A diretora do SIMESC, Juliane Ferrari, recebeu com muito otimismo o nome da nova secretária municipal. “Como servidora do município há mais de quinze anos, fico bastante esperançosa com o nome da Dra. Cristina para assumir a pasta da saúde. É uma pessoa com muita ação no movimento sindical e que está por dentro das demandas e dificuldades que os servidores de Florianópolis enfrentam”.
 

Conselho Estadual de Saúde

Durante a reunião, Cyro Soncini comunicou que o Sindicato dos Médico do Estado de Santa Catarina (SIMESC) ocupou uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde. A Associação Catarinense de Medicina (ACM), ocupou uma cadeira de Conselheiro e uma de Suplente, informou o Vice-presidente da ACM, André Sobierajski do Santos.
 

Prêmios Científicos

O presidente da Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC), Luiz Alberto Silveira, falou sobre as inscrições aos Prêmios Científicos Nacionais realizado pela Entidade. Os Prêmios consistem em divulgação nacional, diploma, medalha, publicação nos anais e apresentação do trabalho em Assembleia Geral da ACAMESC sob a coordenação do Conselho Científico. “Essa inciativa visa estimular a produção científica e dar movimento, também científico, à nossa academia de medicina. Nós somos gratos às entidades médicas catarinenses por apoiarem a ACAMESC na divulgação deste projeto”, comentou Luiz.
 

Também participaram da reunião os diretores do SIMESC, Odi José Oleiniscki, Eliane Soncini, Douglas Barbosa, Antônio Marcos Duarte, Giane Michele Peck, Conrado Roberto Hoffmann, e o vice-presidente do CRM, Juliano Pereima.

 

A próxima reunião do COSEMESC será no dia 14 de fevereiro, na ACM.


  •