No dia 13 de julho, dirigentes do SIMESC participaram de reunião com médicos do corpo clínico do Hospital de Caridade Bom Jesus dos Passos, em Laguna, para discutir o problema de atrasos salariais dos profissionais da saúde.
De acordo com os médicos, o hospital parou de receber este ano um convênio extra que permitia o bom funcionamento da instituição e também o pagamento em dia. Desde então, o repasse de recursos financeiros tem sido insuficiente para arcar com os custos. Algumas especialidades estão há quatro meses sem salários e a questão afeta inclusive outras áreas da saúde, como a fisioterapia.
Com a persistência desta situação, médicos do corpo clínico produziram um documento que será encaminhado à direção do hospital e ao Ministério Público, a fim de encontrar o melhor caminho para a resolução do problema. O documento teve a análise da diretoria e do corpo jurídico do SIMESC, que considerou uma importante iniciativa na busca por respostas aos obstáculos enfrentados pelos médicos.
O diretor técnico, Gabriel Scalon Betzkowski, diz que há boa vontade do hospital em resolver a questão. “A administração nos confirmou que está buscando, até o final do mês de julho, recursos para atender as demandas e, principalmente, colocar em dia os salários atrasados. Além disso, há a expectativa que a partir de julho haverá um significativo aumento de recursos que serão repassados ao hospital, que a princípio conseguirá suprir as nossas demandas”.
O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, informou que no dia 25 deste mês haverá uma reunião do COSEMESC com a presença da Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, e que abordará o assunto durante o encontro. “Será uma boa oportunidade de conversar, ouvir o que a secretária tem a dizer e definir os próximos passos para que o problema seja resolvido de forma definitiva e o mais breve possível”, comentou.
Garibaldi Monteiro Bastos, presidente do SIMESC Regional Laguna, comprometeu-se a acompanhar o andamento da situação, dialogar com a administração do hospital e manter o contato com o diretor técnico e a equipe médica. “Vamos acompanhar de perto os desdobramentos das ações vigentes neste mês de julho e intervir naquilo que for de nossa competência”.
O diretor Executivo do SIMESC, Odimar Pacheco, colocou a Entidade à disposição para colaborar com os médicos até que a situação seja resolvida “Teremos algumas respostas em agosto e nosso papel é analisar os resultados, mas principalmente nossa preocupação é com os salários atrasados. Se essa questão não for resolvida, nós podemos marcar uma nova reunião para conversar sobre quais os próximos passos, com todo o suporte da assessoria jurídica do SIMESC, pois um problema tão grande como esse não pode continuar persistindo”.
Também participaram da reunião os advogados Rodrigo Leal e Ismael Carvalho, o jornalista Eduardo Schmidt e a coordenadora do SIMESC, Juliana da Silva.